one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


População sente os efeitos da greve nos hospitais federais do Rio

Imagem:

Compartilhar:

MP quer que prefeitura do Rio contrate aprovados para área de saúde

Criado em 01/09/14 12h48 e atualizado em 01/09/14 13h41
Por Vitor Abdala Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) entrou com uma ação civil na Justiça, pedindo que a prefeitura contrate temporariamente os aprovados em concurso para a saúde. Segundo nota divulgada pelo MP-RJ, o objetivo é preencher 544 vagas em 11 hospitais públicos da capital fluminense, entre eles o Souza Aguiar, Miguel Couto e o Lourenço Jorge.

De acordo com a 2ª Promotoria de Justiça da Tutela Coletiva da Saúde do Rio, investigações mostraram que o município fez contratações temporárias irregulares para esses hospitais. O MP-RJ acredita que essas contratações, feitas por meio de cooperativas e outras entidades, desrespeitam a Constituição Federal.

Leia também no Portal EBC:

Estudo aponta que 65% dos pacientes com câncer continuam fumando

Ministério da Saúde coordena treinamento para desembarque de passageiros com ebola

Projeto prevê criação de Instituto Nacional de Saúde Indígena

O MP também apresentou à 8ª Vara de Fazenda Pública do Rio tabelas que mostram que o número de contratos temporários, muitas vezes, é maior do que as convocações de aprovados em concursos públicos e que as vagas abertas não atendem às necessidades da rede municipal.

A ação propõe que o município do Rio seja condenado a regularizar a situação em até dois meses e abrir, em quatro meses, um novo concurso público, caso o número de profissionais já aprovados em processos seletivos anteriores não seja suficiente para preencher os cargos.

Por meio da Procuradoria Geral do Município, a prefeitura do Rio de Janeiro informou que ainda não foi notificada sobre a ação.

Editora: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário