one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Central Única de Favelas realiza a primeira edição do evento Jogos da Rua, reunindo moradores de 32 favelas do Rio

Imagem:

Compartilhar:

Olimpíada das favelas termina hoje no Rio com festa de passinhos e troféu

Criado em 20/09/14 12h16 e atualizado em 20/09/14 12h36
Por Flavia Villela Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Termina hoje (20) o evento Jogos de Rua, ou Olimpíada das Favelas, promovida pela Central Única das Favelas (Cufa), no Rio de Janeiro. Com direito a times de passinhos, o troféu "Favela de Ouro 2014" será entregue ao Complexo da Coreia, comunidade da zona oeste que ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas, com sete ouros. O encerramento deve durar o dia todo, na sede da Cufa, sob o viaduto Negrão de Lima, em Madureira, zona norte.

A Olimpíada durou sete finais de semana e contou com a participação mais de 5 mil moradores de 32 complexos de favelas do estado, que competiram em 21 modalidades lúdicas, como amarelinha, capoeira, duelo de b-boys, golzinho de rua e sinuca. Ao todo, 168 medalhas foram distribuídas, sendo 42 de ouro, divididas entre masculino e feminino.

Para o idealizador dos jogos e integrante do conselho da Cufa, Celso Athayde, a primeira edição do evento registrou participação significativa e cumpriu seu papel. "Nosso objetivo era promover essa interação sadia entre os moradores de diferentes favelas e fizemos isso com sucesso. Obviamente, apenas uma favela vai levar o troféu de primeiro lugar, porém, para nós, da Cufa, todas que participaram são consideradas vencedoras e, além de medalhas, também levam novas amizades e aprendizados dos Jogos da Rua", disse o consultor da Cufa.

Uma das atrações da festa é o Dream Team do Passinho. O grupo é internacionalmente conhecido e foi convidado pelo cantor porto-riquenho Ricky Martin para produzir a coreografia do clipe Vida, lançado este ano.

Os Jogos de Rua são voltados exclusivamente para moradores de favelas. As atividades esportivas e lúdicas consagradas nesses territórios ganham status de esporte olímpico, dando oportunidade aos moradores jovens, adultos e idosos de reviverem, por meio de algumas modalidades, momentos de diversão e cooperação vividos na infância.

Reconhecido como polo de produção cultural desde 1999, por meio de parcerias, apoios e patrocínios, a Cufa oferece cursos e oficinas de DJ, break, grafite, escolinha de basquete de rua, skate, informática, gastronomia, audiovisual, entre outras. Além disso, a entidade promove ações nas áreas de educação, esporte, cultura e cidadania.

Editor Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário