one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Comunidade Pavão-Pavãozinho, na zona sul do Rio de Janeiro

Imagem:

Compartilhar:

ONGs e goveno debatem prevenção e controle da aids na periferia do Rio

Criado em 16/09/14 13h08 e atualizado em 16/09/14 13h40
Por Douglas Corrêa Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A 14ª edição do Fala, Comunidade!, que ocorre hoje (16) e amanhã (17), tem como finalidade a promoção e o intercâmbio de estratégias, tecnologias e práticas de prevenção e promoção de saúde nas periferias do Rio de Janeiro. A proposta é enfatizar, ao longo do ano, a discussão sobre aids e tuberculose. .

Os debates envolvem o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), organização não-governamental responsável pela iniciativa, além de redes comunitárias e representantes de órgãos do governo. Entre os convidados, o coordenador de projetos do Instituto Iberoamericano de Desenvolvimento Inclusivo do Uruguai, Sérgio Meresman, participa do encontro para compartilhar experiências de trabalho de educação sexual com deficientes físicos e pessoas especiais. “A questão da sexualidade dos deficientes é muito pouco discutida e carece ser aprofundada. Eles pertencem a um grupo marginalizado e precisam ter direitos como pessoas, inclusive à saúde, educação e prevenção sexuais”, cobrou Meresman.

Veja também no Portal EBC:

Apesar de redução, Brasil tem 3,4 milhões de pessoas que não comem o suficiente

Só este ano, mais de 1500 pessoas passaram a receber auxílio-doença em São Paulo pelo uso de cocaína

Congresso Latinoamericano debate imagem da mulher na mídia

Diretora executiva do Cedaps, Kátia Edmundo acredita que a troca de experiências a respeito do tema é importante para o desenvolvimento de ações de saúde nas comunidades. “Nosso foco é discutir a aids e a tuberculose, porque são doenças desafiadoras para as periferias. Com apoio de associações que atuam nesses locais, do governo e de representantes de outros programas, queremos desenvolver estratégias, capacitar pessoas e pensar formas de mobilização para controle dessas patologias”, explicou a diretora.

O projeto também indica o planejamento de uma agenda coletiva de mobilização comunitária, capaz de discutir os desafios estabelecidos e de abordar questões de prevenção e de políticicas sociais para controle das  doenças sexualmente transmissíveis e tuberculose.

Editor: Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário