one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Três ônibus utilizados para transporte de estudantes foram incendiados na madrugada desta terça-feira (5) no pátio da Prefeitura de Ilhota, em Santa Catarina

Imagem:

Compartilhar:

Para governo de Santa Catarina, presença da Força Nacional é desnecessária

Criado em 30/09/14 12h57 e atualizado em 30/09/14 13h21
Por Alex Rodrigues Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

A gravidade dos ataques a ônibus, delegacias, aos postos de polícia e as residências de policiais em Santa Catarina motivou o Ministério da Justiça a colocar efetivos da Força Nacional à disposição do governo do estado. Partiu da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, a iniciativa de ligar, ontem (29) a tarde, para o secretário estadual de segurança pública, César Grubba, e lembrar que a tropa especial está ao dispor das unidades da federação que julguem necessário o reforço especial para atender a situações emergenciais de segurança pública.

Veja também no Portal EBC:

Posto da PM é o 11º alvo de onda de ataques em Santa Catarina

Base da PM é atacada e ônibus são incendiados em Santa Catarina

Segundo a assessoria da secretaria estadual, o governo de Santa Catarina considera que a situação está sob controle e que, por ora, não é necessária a presença da Força Nacional – composta por policiais e bombeiros de todos os estados, que recebem treinamento especial e que já atuaram no estado durante a onda de ataques criminosos de 2012. Ao agradecer a oferta, César Grubba deixou claro que o governo catarinense não se furtará a pedir o apoio federal caso julgue necessário. 

Desde que a onda de ataques começou, na última sexta-feira (26), ao menos 11 ônibus e um micro-ônibus foram incendiados; um agente penitenciário foi morto; quatro bases da Polícia Militar e a casa de dois policiais foram alvo de disparos. As autoridades policiais investigam se há ligação entre todos os casos.

A principal linha de investigação aponta para a hipótese de que integrantes de duas facções criminosas que disputam o poder no estado estejam agindo de forma a demonstrar força e, assim, conquistar poder. Ontem a tarde, após se reunir com o governador em exercício, Nelson Schaefer, e com integrantes da cúpula da segurança pública estadual, o secretário estadual César Grubba mencionou a jornalistas a hipótese de os ataques sejam uma resposta às ações policiais de repressão e combate ao tráfico de drogas, principalmente na capital.

Grubba garantiu que o governo estadual está tomando as providências necessárias para conter a ação criminosa e punir os responsáveis. E anunciou que as policias Civil e Militar intensificarão a atuação em pontos críticos, fazendo inclusive a escolta dos ônibus que circulam pela Grande Florianópolis. Seis ônibus foram incendiados e duas bases e uma viatura da PM foram atacadas essa madrugada, após o anúncio - feito depois do governo estadual ter decidido não solicitar a presença da Força Nacional.

Editora: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário