one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Trânsito em SP

Imagem:

Compartilhar:

Paulistanos gastam quase 3 horas por dia no trânsito, diz pesquisa

Criado em 18/09/14 19h48 e atualizado em 18/09/14 20h08
Por Bruno Bocchini Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Os moradores da capital paulista gastam, em média, duas horas e quarenta e seis minutos no trânsito da cidade, independentemente do meio de transporte utilizado. O dado, divulgado hoje (18), é de pesquisa feita pelo Ibope encomendada pela organização não governamental (ONG) Nossa São Paulo.

De acordo com o levantamento, a média de tempo gasto em 2014 supera em 31 minutos o resultado da pesquisa anterior, feita em 2013, quando a média foi duas horas e quinze minutos. Em 2012, a média era duas horas e vinte e três minutos; em 2011, duas horas e quarenta e nove minutos; e em 2010, duas horas e quarenta e dois minutos.

Leia também:

Confira imagens da desocupação em São Paulo vista pelos moradores

A pesquisa identificou também que aumentou a quantidade de pessoas na capital paulista que opta por andar de carro todos os dias: 38% dos entrevistados, ante 27% em 2013; 23% em 2012; 26% em 2011; e 26% em 2010.  O número de entrevistados que disseram ter carro em casa passou de 52%, em 2013, para 62%.

Segundo o levantamento, “a pé” é o meio de transporte mais usado na cidade (34%), seguido do carro (20%), do ônibus (16%), do metrô (8%), lotação (7%), trem (3%), motocicleta (3%), e bicicleta (3%).

Para 64% dos pesquisados, os governos devem dar mais atenção aos transportes públicos, sendo a construção ou ampliação de linhas do metrô ou trem (para 58%) e de corredores de ônibus (para 37%) as medidas mais urgentes para a melhoria da mobilidade urbana.

Segundo a pesquisa, 90% dos entrevistados disseram ser favoráveis à ampliação das faixas exclusivas de ônibus. E 88% foi o percentual de paulistanos favoráveis à construção e ampliação de ciclovias na cidade.

O trânsito na cidade foi considerado ruim ou péssimo por 70% dos entrevistados. E 71% deles afirmaram que deixariam de usar o carro, caso houvesse uma boa alternativa de transporte. Os entrevistados (41%) também consideraram que o passe livre é uma medida possível de ser realizada e deveria atender todos os usuários do transporte público da cidade de São Paulo.

Foram ouvidas 700 pessoas entre dos dias 29 de agosto e 3 de setembro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Editora: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário