one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Pesquisadores da fauna e flora têm reconhecimento internacional

Criado em 16/09/14 21h13 e atualizado em 17/09/14 07h53
Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Os professores Alcides Pissinati e Adelmar Coimbra foram homenageados nesta terça-feira (16) por projetarem a atividade científica do Brasil no cenário internacional. Em agosto deste ano, durante o 25º Congresso Internacional de Primatologia, no Vietnã, houve o anúncio de cinco novas espécies de primatas amazônicos. A pesquisadora americana Laura Marshall, responsável pela descoberta, batizou uma das espécies de Pithecia pissinatti, em homenagem ao professor Alcides.

O professor Adelmar Coimbra é chamado de pai da primatologia no Brasil e dá nome a um percevejo, um cacto, uma bromélia e um primata. O pesquisador se destacou fazendo estudos de preservação, salvando da extinção três espécies de mico-leão. O professor agradeceu a homenagem e garantiu que vai continuar se empenhando na construção de grupos de trabalho que contribuam para a biodiversidade. “A conservação das espécies de fauna e flora é essencial para a preservação da humanidade”, disse ele.

Na avaliação do primatólogo Alcides Pissinatti, considerado o herdeiro intelectual de Adelmar Coimbra, é uma satisfação e uma responsabilidade dar sequência ao trabalho do professor no Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ). “Começamos com um trabalho de formiguinha, na década de 1970. Receber o reconhecimento da comunidade científica internacional reforça a certeza da importância de nossas atividades”, avaliou.

Para o secretário estadual do Ambiente, Carlos Portinho, a homenagem é um reconhecimento da importância dos professores para os quadros técnicos do Rio de Janeiro nas pesquisas científicas do Brasil e do mundo. “É um orgulho muito grande para nós trabalhar junto a dois dos maiores nomes da biodiversidade mundial”, disse.

A cerimônia ocorreu no CPRJ, em Guapimirim, região metropolitana do Rio de Janeiro. Administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o centro foi fundado por Coimbra e é chefiado por Pissinatti. Guarda 23 espécies e é a primeira instituição mundial voltada exclusivamente à preservação de primatas.

 

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário