one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Família de Amarildo

Imagem:

Compartilhar:

Rio de Janeiro inaugura delegacia para investigação de casos de desaparecimentos

Criado em 22/09/14 15h45 e atualizado em 22/09/14 16h11
Por Agência Brasil Edição:Denise Griesinger

A Polícia Civil do Rio de Janeiro inaugurou hoje (22), na Cidade da Polícia, zona norte do Rio, a Delegacia de Paradeiro de Desaparecidos (DDPA), com dois núcleos: o de crianças e adolescentes desaparecidos e o de adultos, para investigação de casos ocorridos na capital fluminense. A DDPA contará com 35 policiais e vai funcionar 24 horas. Além de receber denúncias pelo Disque-Desaparecidos 197, a delegacia vai contar com assistentes sociais, psicólogos e outros núcleos técnicos. Segundo levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP), de 2007 a 2014, foram registrados 41.711 desaparecimentos no estado.

Leia também: Juiz nega cópia da deleção premiada de ex-diretor da Petrobras à CPI

De acordo com a delegada titular da DDPA, Ellen Souto, a inauguração representa um marco no tratamento de desaparecidos no estado do Rio. "Ela [a DDPA] vem com a melhor experiência de tratamento do tema no Brasil. Eu viajei o país inteiro, busquei [o que há de melhor] em cada delegacia em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, no Paraná e na Bahia. Então a sociedade carioca recebe hoje o melhor em termos de infraestrutura e atendimento especializado sobre o tema desaparecimento de pessoas. Nós temos um índice de solução alto, cerca de 65% e pretendemos elevar esse índice. Vamos trabalhar dia e noite para isso", contou.

A delegada lembra que não existe prazo mínimo para registrar queixas de desaparecimento. O cidadão pode se dirigir a qualquer delegacia distrital para fazer o registro e o diferencial da nova unidade, é que o registro feito em qualquer delegacia distrital chega imediatamente à DDPA, por um serviço online. "A delegacia distrital fará o registro, porque eu não posso querer que o familiar saia de uma localidade bem distante e venha até aqui. Ele vai fazer o registro no local próximo à casa dele, que rapidamente chegará para nós. Então a resposta é imediata e aqui nós temos uma estrutura montada para acionar a rede de comunicação, para que possamos localizar o desaparecido o quanto antes", explicou.

A delegacia também fará um levantamento e mapeamento de cemitérios clandestinos, pois a delegada acredita que muitos desaparecidos podem estar nesses cemitérios e o objetivo da polícia é localiza-los.

O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, alertou as famílias de desaparecidos que voltaram para casa, a darem baixa na delegacia, para não dificultar o trabalho da polícia. "Nós temos uma série de casos de desaparecidos - a grande maioria, em que as pessoas retornam e as famílias não dão baixa nesse registro. Nós estamos revendo os registros de 2000 para cá, exatamente no sentido de mostrar para a sociedade com a devida transparência que a maioria dos desaparecidos retornam, mas não é dada baixa no registro. Nós temos inclusive criminosos, estelionatários, que pedem para a família registrar como desaparecido para ver se isso oportuniza uma outra identidade". Beltrame acrescentou que a DDPA vai minimizar a angústia das famílias de desaparecidos e evitar que as pessoas passem por uma peregrinação sem rumo e sem informações razoáveis.

Jovita Belfort, mãe de Priscila Belfort e do lutador Vitor Belfort, procura pela filha desde janeiro de 2004. Ela acredita que a delegacia será um marco para o Brasil. "Eles atenderam um pedido nosso de fazer essa delegacia nesse molde, de excelência total. A delegada visitou várias delegacias, inclusive a de Belo Horizonte, que era um exemplo, mas eu acho que [a do Rio] superou a de Belo Horizonte. Eu não sei se vou chegar há alguma conclusão no caso da minha filha, mas eu espero que com isso tudo, a gente traga o caso da Priscila para cá e chegue a um final, seja ele qual for, mas tem que ter um final", contou Jovita.

Adriano Amieiro é irmão da Patrícia Amieiro, engenheira desaparecida em 2008, e disse que, além de apoiar os familiares de vítimas de desaparecidos, compareceu a inauguração da DDPA para cobrar uma resposta da polícia: "A gente precisa do corpo para enterrar a minha irmã e a minha mãe precisa enterrar a filha dela. A gente precisa fazer um enterro digno. Eu vim cobrar isso, para ver o que eles vão fazer para ir atrás do corpo e da ossada. Então a delegacia de desaparecidos também tem esse outro lado, para casos que vão ser julgados sem o corpo e aí? Foram julgados, condenados e aí? Cadê o corpo? Vai ficar em vão? Tem que ter uma resposta. Tem policiais envolvidos, a gente quer a resposta, queremos saber o que a polícia vai fazer nesses casos", disse.

Edição Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário