one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Professores e funcionários da USP criticam ações da reitoria

Criado em 02/09/14 22h17 e atualizado em 02/09/14 22h20
Por Bruno Bocchini Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Funcionários e professores da Universidade de São Paulo (USP) fizeram, no final da tarde de hoje (2), na cidade universitária, um ato em defesa da universidade pública. A Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp) criticou, em um manifesto, as ações adotadas pela reitoria.

Confira: USP aprova reajuste de 5,2% para professores e funcionários em greve

“A reitoria da USP – de modo açodado, não transparente e sem nenhuma negociação com a comunidade universitária – propõe medidas que indicam o início de um processo de desmonte da USP. Desde o começo do ano, a administração central promove a desvalorização dos salários de seus servidores e ameaça o regime de dedicação integral à docência e à pesquisa. Agora propõe um plano de demissão voluntária”, diz o texto.

Professores, funcionários e estudantes cobraram ainda o aumento de recursos para a universidade, que poderia ser feito, por exemplo, pela elevação do percentual da quota-parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que o estado destina às universidades.

Segundo o reitor Marco Antonio Zago, questões pontuais sobre o repasse do ICMS estão sendo negociadas com o governo do estado, mas os recursos envolvidos representam uma fração muito pequena da necessidade atual da USP. Já a elevação da cota atual, de 9,57% do ICMS repassado às universidades estaduais, depende, segundo Zago, de decisão mais ampla, que envolva a sociedade.

“Ela depende da visão do estado de São Paulo e da população de como devem ser gastos os recursos do ICMS. Não depende dos reitores e não é exclusiva do governado; depende da Assembleia Legislativa. Claro que as universidades querem. Mas eu entendo que isso tem de ser feito em contexto mais amplo, as universidades têm de dizer o que pretendem fazer em termos de ampliação de sua atividade-fim dentro do estado”, disse.

 

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário