one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estrada de Ferro Carajas

Imagem:

Compartilhar:

Quilombolas ocupam estrada de ferro e fazem greve de fome no Maranhão

Criado em 25/09/14 20h24 e atualizado em 25/09/14 20h56
Por Helena Martins Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Desde a última terça-feira (23), cerca de 500 quilombolas, representantes de 35 comunidades, ocupam a Estrada de Ferro Carajás (EFC), operada pela Vale, nas proximidades do quilômetro 81, no Maranhão, para reivindicar a demarcação de territórios, segundo nota divulgada pelos manifestantes. Hoje (25), nove deles se amarraram aos trilhos e iniciaram greve de fome.

Confira no Portal EBC:

MTST protesta contra falta de água em São Paulo

Aborto é problema de saúde pública, alerta Anistia Internacional

Eles querem a "assinatura de decretos que permitam desapropriações, para fins de interesse social, de imóveis rurais abrangidos pelos territórios de Charco e Santa Rosa dos Pretos, além da conclusão dos relatórios técnicos de Identidade e Delimitação referentes a 37 comunidades", conforme a nota, que também cobra portaria de reconhecimento dos quilombos Monge Belo e Alcântara, nos municípios de Itapecuru e Alcântara, respectivamente.

Além das demarcações, eles pedem atuação mais ágil, por parte dos órgãos competentes, no sentido de defender as comunidades de quilombos em conflito, a realização de concurso público para atender à política de regularização fundiária de quilombo e a defesa judicial nas ações que envolvam as respectivas comunidades.

Em nota, a Vale confirmou que as operações do trem de carga e passageiros da EFC estão paralisadas, e disse que “o protesto não é direcionado à Vale”. A empresa destaca a “intenção de manter o canal de comunicação aberto com as comunidades”. Ontem (24), a Vale ajuizou ação de reintegração de posse da área, pedido que foi deferido hoje pela juíza Edeuly Maia Silva, da Comarca de Itapecuru-Mirim.

Segundo o advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Diogo Cardeal, os quilombolas acionaram a Justiça contra a decisão, pois entendem que o assunto deve ser definido pela Justiça Federal, já que a situação envolve comunidades quilombolas e uma estrada concedida pela União.

Cardeal informou que os quilombolas aguardam a demarcação das áreas há anos. Ele lembrou que em 2011, após ocupação do prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), “vários procedimentos foram adotados no sentido de garantir a titulação das terras quilombolas, mas, passados três anos, nenhuma comunidade foi titulada”.

De acordo com o advogado, a situação na região é “gravíssima”, pois parte das comunidades está em áreas ocupadas por empresas mineradoras e do setor de agronegócios. “Elas [comunidades] ficam à mercê de decisões judiciais e administrativas que podem expulsá-las ou optar por diminuir o seu território”, afirma Cardeal.

O Incra manifestou, em nota, que “o processo de regularização do território quilombola Monge Belo, em Itapecuru, segue o devido curso processual, e o respectivo Relatório Técnico de Identificação e Delimitação está publicado desde 2010”. Informa ainda que o processo de demarcação está dentro do prazo legal, e reforça que o governo federal segue em negociação com os ocupantes, reiterando a necessidade de liberação da via férrea para dar sequência à negociação da pauta apresentada.

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário