one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mais de 6 mil pessoas comemoraram o Dia Mundial sem Carro com um passeio de bicicleta no Aterro do Flamengo. A volta ciclística faz parte da programação do 3º Fórum Internacional de Mobilidade por Bicicleta, que acontece no Rio

Imagem:

Compartilhar:

Rio lança documento para garantir mais qualidade em projetos cicloviários

Criado em 22/09/14 22h57 e atualizado em 22/09/14 23h44
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

A prefeitura do Rio lançou hoje (22), durante o 4º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta - biciRio 2014, o Caderno de Engargos, que faz parte das ações que compõem a política de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transportes no Rio. A intenção do documento é definir padrões para a elaboração e execução de projetos cicloviários com boa qualidade e segurança ao ciclista.

O documento foi elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente por meio da Gerência de Programa Cicloviário da secretaria, o GT Ciclovia, incluindo a participação de integrantes de órgãos municipais e representantes da sociedade civil, como a Associação Transporte Ativo  e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento.

Para a secretaria, com as orientações do Caderno de Engargos será possível estabelecer dimensões e sinalizações e indicar os materiais apropriados. A elaboração do documento faz parte do Programa Rio, Capital da Bicicleta, que incentiva o uso da bicicleta como importante meio complementar aos transportes de massa para pequenas e médias distâncias. Segundo a administração municipal, o Rio tem a maior malha cicloviária do país, com 371 quilômetros de extensão.

Amanhã, a programação do 4º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta - biciRio 2014, que integra a Semana do Dia Mundial Sem Carro, prevê debates com a participação de especialistas estrangeiros e nacionais. Em discussão estará o desafio da mobilidade urbana e a consolidação da Política de Incentivo ao Uso de Bicicletas nas Cidades.

O desenvolvimento de projetos de bicicletas públicas que se espalharam pelo Brasil e a integração do transporte com o metrô também serão analisados. Uma das convidadas para as palestras é a ex-secretária de Transportes da cidade de Nova York e atual  Diretora de Transportes da Bloomberg Associates, Janette Sadik-Khan.

A programação do encontro começou ontem (21) com o tradicional passeio de bicicleta no Aterro do Flamengo e hoje houve um passeio técnico pelas ruas de Copacabana, na zona sul do Rio.

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário