one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presídio de Pedrinhas no Maranhão

Imagem:

Compartilhar:

Secretaria vai apurar empréstimo de celular a detento de Pedrinhas

Criado em 02/09/14 12h20 e atualizado em 02/09/14 12h31
Por Alex Rodrigues Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

A Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) do Maranhão instaurou uma sindicância para apurar as circunstâncias em que o diretor do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA), Salomão Mota, emprestou seu próprio celular a um dos presos que cumprem pena na unidade. O fato foi gravado em um vídeo tornado público, no fim de semana, pelas redes sociais.

Leia mais notícias:

Diretor de presídio de Pedrinhas é exonerado após fuga de dez presos

À Corregedoria da secretaria, o diretor Mota disse que o empréstimo do aparelho foi um gesto humanitário. Ele contou ter atendido ao pedido do detento e autorizado o telefonema para que o preso pudesse ter notícias do estado de saúde de sua mãe, hospitalizada em estado grave. Toda a conversa foi acompanhada, garantiu o diretor.

Mota também se defendeu argumentando ter agido com base na Lei de Execuções Penais, que garante ao preso o direito a manter contato externo em casos como esse. Segundo o diretor, o telefonema não foi feito de um aparelho convencional porque os telefones fixos do complexo estão quebrados.

De acordo com a assessoria da Sejap, Mota já informou quem gravou o vídeo, mas a identidade do autor e as circunstâncias em que as imagens se tornaram públicas só vão ser divulgadas após o fim da sindicância. O diretor é a terceira pessoa a ocupar o cargo nos últimos cinco meses.

Ontem (1º), apenas dois dias após a imagem do diretor entregando o celular nas mãos do preso se tornar pública, um grupo de detentos se recusou a receber a comida fornecida pela administração penitenciária, ameaçando dar início a uma greve de fome. A Sejap informou estar negociando com os presos, mas garantiu que eles têm, em suas celas, uma boa quantidade de alimentos entregues por parentes no domingo (31), dia de visitação. A iniciativa dos presos, garante a assessoria da Sejap, não tem nenhuma relação com o episódio do empréstimo do telefone.

Rebeliões e assassinatos têm sido frequentes em Pedrinhas, maior estabelecimento prisional do Maranhão – 14 detentos foram mortos só este ano. O último homicídio ocorreu no último dia 27, no Centro de Triagem da unidade.

Facções criminosas brigam pelo controle do tráfico de drogas no estado e disputam o poder dentro do presídio. Além disso, foi do interior de Pedrinhas que partiram as ordens para que bandidos atacassem delegacias da região metropolitana da capital maranhense e ateassem fogo a ônibus, no início de janeiro deste ano. O episódio resultou na morte da menina Ana Clara Santos Souza, de 6 anos.

Editora: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário