one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cidade de Duque de Caxias

Imagem:

Compartilhar:

Senac oferece vagas em cursos de qualificação profissional em comunidades do Rio

Criado em 13/09/14 10h20 e atualizado em 13/09/14 11h26
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Braço do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o projeto Senac na Comunidade tem 1,5 mil vagas para cursos gratuitos de capacitação básica profissional em  comunidades  de baixa renda do estado do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas até o fim deste mês. As aulas começam em outubro.

A gerente de Responsabilidade Social do Senac-RJ, Ana Paula Nunes, informou que o projeto existe desde 2010. “Desde então, lançamos anualmente um edital  convocando instituições do Terceiro Setor interessadas em receber cursos para oferecer suas comunidades”. Segundo ela, na edição deste ano as aulas serão ministradas em 23  associações de moradores, organizações não governamentais (ONGs) e instituições religiosas que atuam em diversos municípios fluminenses. O objetivo é facilitar o acesso dos moradores do entorno a esses cursos.

A proposta do Senac na Comunidade é atender pessoas maiores de 16 anos e que, comprovadamente, residam em comunidades carentes. “Atendemos jovens em busca de capacitação para o primeiro emprego, adultos desempregados e pessoas empregadas, mas que buscam a qualificação como forma de galgar degraus profissionais”, disse Ana Paula. Acima de 16 anos, não há limite de idade, frisou.

Desde sua criação, o projeto qualificou e certificou aproximadamente 20 mil pessoas em toda a região metropolitana e municípios do interior do estado. Nessa nova edição, os cursos serão oferecidos em São Gonçalo, região metropolitana, Baixada Fluminense  e zonas norte e oeste da capital.

“A gente  sempre busca identificar instituições com representatividade nas comunidades. Escolhemos aquelas com trabalho focado na busca do desenvolvimento social das pessoas. Estamos voltados para inclusão e capacitação delas no mercado de trabalho. Como conhecemos os preconceitos sofridos pelos moradores de comunidades carentes, garantimos o certificado do Senac como forma de igualá-los à população do asfalto”,salaientou Ana Paula Nunes.

A maior parte dos cursos será concluida em dezembro. A carga horária varia de 60 horas a 160 horas de capacitação, com média de 30 alunos por turma. "Os cursos são de curta duração, pois entendemos que eles precisam gerar renda com rapidez", observou Ana Paula, lembrando que o próprio Senac, por meio do serviço Click Oportunidades, direciona essas pessoas para o mercado de trabalho.

A gerente destacou que, caso a demanda seja maior que a quantidade de interessados, os cursos podem ser ampliados.  As vagas disponíveis são para os cursos de produção de eventos sociais, organizador de eventos, almoxarife, técnicas de garçom, agente de projetos sociais, arranjos florais, rotinas de escritório, auxiliar administrativo, auxiliar de pessoal, auxiliar de recursos humanos, informática básica, jardinagem, iniciação em vendas, monitor de recreação, operações de estoque e armazenagem e porteiro e vigia. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 21-40022002.

Os demais programas desenvolvidos na área de Responsabilidade Social do Senac-RJ são o Portal do Futuro (preparação do jovem para a primeira experiência de trabalho), o Senac nas Unidades de Polícia Pacificadora (cursos profissionalizantes para comunidades atendidas pelas UPPs), o Liberdade Qualificada (de capacitação profissional aos presídios do estado) e o Sem Limite (de qualificação em instituições que atendem a pessoas com deficiência). 

Edição: Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário