one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Sistema BRT da zona oeste do Rio terá dois novos veículos biarticulados

Criado em 19/09/14 14h51 e atualizado em 19/09/14 14h54
Por Da Agência Brasil Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

A prefeitura do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Transportes anunciaram hoje (19) que, a partir da próxima semana, dois novos ônibus começam a operar no Sistema BRT (Bus Rapid Transit) na zona oeste do Rio. Outra novidade, segundo a prefeitura, é que os novos coletivos serão os maiores em circulação no país. O modelo será biarticulado, com 28 metros de comprimento e capacidade de transportar 270 passageiros por viagem, 70 a mais do que possui o maior ônibus em operação hoje no sistema.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, explicou a principal vantagem da nova aquisição para os usuários do BRT. “Esses ônibus terão impacto no conforto e na rapidez principalmente nessas estações que ficam mais cheias na hora do rush. O veículo funciona bem e, com o tempo, vamos exigir que o consórcio compre mais”, afirmou.

De acordo com o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, os coletivos começam a operar somente nas linhas diretas. “Os novos ônibus consomem 30% a mais de combustível que um BRT normal, mas transporta 50% mais gente. Acreditamos que a linha mais adequada para esse novo modelo é a que faz o serviço direto. Por isso, a princípio, eles vão fazer o trecho Alvorada-Mato Alto”, disse o prefeito, acrescentando que os novos ônibus vão complementar, e não substituir, a frota já ofertada.

A notícia foi bem recebida pelos usuários do sistema. O operador de empilhadeira Rodrigo dos Santos, de 27 anos, utiliza o serviço diariamente e acredita que os novos ônibus são o investimento que faltava. “O BRT facilitou muito a minha vida. É eficiente e rápido, mas o problema é que pego na hora do rush e está sempre lotado. Espero que continuem comprando ônibus maiores para a gente ter mais conforto”, disse.

O estudante Roberto Bezerra, 21 anos, também mencionou o problema da superlotação. “O transporte é rápido e o intervalo entre eles é curto, mas ainda assim vai muito cheio. Tem horas em que nem dá pra entrar no ônibus. Acho que devem continuar investindo nesses ônibus, porque com certeza eles vão ajudar a desafogar os outros”, finalizou.

Editor Denise Griesinger
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário