one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Aposentados da Petrobras continuam no saguão do edifício-sede da empresa

Criado em 01/10/14 13h40 e atualizado em 01/10/14 13h42
Por Agência Brasil Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Aposentados e pensionistas da Petrobras ocupam a sede da empresa, no centro do Rio de Janeiro, em protesto por reajuste salarial equivalente aos funcionários ativos (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Aposentados da Petrobras reivindicam incorporação de benefícios e vantagens concedidos a funcionários da ativaFernando Frazão/Agência Brasil

Aproximadamente 80 petroleiros aposentados e pensionistas permanecem desde ontem (30) ocupando o andar térreo do edifício-sede da Petrobras, no centro do Rio. Os manifestantes reivindicam a incorporação de benefícios e vantagens concedidos aos funcionários da ativa.

Ontem (29), os petroleiros chegaram a fechar os elevadores impedindo a entrada dos trabalhadores. Houve empurra-empurra entre os aposentados e seguranças e um manifestante chegou a perder um dente. A intenção do grupo é continuar no local até ser atendido pela presidenta da estatal, Graça Foster.

O diretor do Sindicato dos Petroleiros do Rio (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Edson Munhoz, informou que pelo 18º ano, a Petrobras tem aprovado aumento diferenciado para os funcionários da ativa.

“A Petrobras ainda divide os ativos entre antigos e novos. Além disso, criou uma casta de gerentes de primeira linha e diretores em que os aumentos dos salários são diferenciados. Já o funcionário comum e aposentados em geral, embora tenham contribuído durante toda a vida para a garantia do mesmo aumento, segundo contratos de trabalho e do fundo de pensão, ela [a Petrobras] vem sistematicamente descumprindo esse acordo”, explicou o representante sindical.

Ele informou ainda que ontem, os petroleiros (alguns com 80 anos) encontraram-se com a área de Recursos Humanos da empresa, porém, só deixarão o hall da companhia após serem atendidos pela presidenta Graça Foster.

Ontem, os aposentados rejeitaram, por unanimidade, em assembleia, a proposta do Acordo Coletivo de Trabalho. A Petrobras disse que apresentou sua última proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho 2014 no dia 24 de setembro. A proposta está sendo aprovada nas unidades da companhia.

Editor Talita Cavalcante
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário