one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sistema Cantareira tem sucessivas quedas

Imagem:

Compartilhar:

Ar seco mantém em baixa níveis de reservatórios em SP

Criado em 30/10/14 14h40
Por Marli Moreira Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Com o clima seco dos últimos dias, os seis sistemas de captação e tratamento de água para abastecimento administrados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) continuam com queda gradual nos níveis dos reservatórios. Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), o mês de novembro, que começa sábado (1º), deve ter ocorrência de chuvas mais regulares.

A estiagem tem castigado, principalmente, os mananciais da Cantareira e do Alto Tietê. Nesse último, de onde é retirada a água para fornecer a 4,5 milhões de pessoas, o volume em operação hoje (30) atingiu 7% , ou 0,2 ponto percentual abaixo da medição feita ontem (29). Faltando apenas um dia para encerrar o mês, o acumulado de chuva nesse sistema é 20,1 milímetros, ante a média histórica de 117,1 milímetros.

Veja também no Portal EBC:

MP ajuíza ação para que Sabesp reduza retirada de água do Alto Tietê

Defesa Civil vai distribuir água em Itu com caminhões pipa

Ministério Público lança campanha contra desperdício de água

No Cantareira, o maior deles e que abastece uma população estimada em 6,5 milhões, o nível caiu de 12,7% ontem (29) para 12,6% hoje (30). Essa marca inclui as duas reservas técnicas disponíveis, ou seja, o volume de água que fica abaixo da captação por gravidade. A primeira começou a ser bombeada no último dia 16 de maio, e nesta quinta-feira ainda podiam ser retirados dela 20 bilhões de litros. Da última sexta-feira (24) até hoje (29), foram gastos 8 bilhões de litros.

Segundo a Sabesp, a segunda cota incorporou ao sistema 105 bilhões de litros, que serão utilizados apenas quando se esgotar o volume da primeira cota. A volta da chuva sobre as nascentes do Cantareira, por enquanto, tem sido insuficiente para garantir a reposição da água perdida desde o último verão.

No Sistema Guarapiranga, choveu neste mês 15,4 milímetros, quantidade muito inferior aos 116,9 milímetros da média histórica. O nível de operação baixou de 40,5% para 40,1% de ontem (29) para hoje (30). Na mesma base de comparação, o nível do Sistema Alto Cotia caiu de 30,6% para 30,3%, com o acumulado de chuva em 61 milímetros, quase a metade da média histórica (118,1 milímetros).

No Sistema Rio Grande, o nível passou de 69,8% para 69,4% e o volume de chuva atingiu 17,6 milímetros, ante 138,4 milímetros da média histórica. No sistema Rio Claro, o nível baixou de 45% para 44,2%. Nesse manancial, houve mais abundância de chuva do que nos outros seis, com 107,2 milímetros, ainda assim inferior à média (179,2 milímetros).

De acordo com o meteorologista Fábio Rocha, do Cptec, a chegada de umidade procedente da região amazônica e o encontro com o ar quente pode provocar pancadas de chuva com certa intensidade no próximo fim de semana no estado de São Paulo e sul de Minas Gerais, região onde estão localizadas algumas das nascentes que alimentam o Cantareira.

O meteorologista adverte, porém, que “serão pancadas de curta duração e que podem ser localizadas”. Ele informou que essas áreas de instabilidade se prolongarão até quarta-feira (5), quando está prevista a entrada de nova frente fria, cujos efeitos ainda não se pode prever.

O Instituto Nacional de Meteorologia informou que, de amanhã (31) a terça-feira (4) , o tempo deve ficar abafado, com pancadas de chuva e trovoadas, especialmente no período da tarde.

Editora: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário