one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sistema Cantareira tem sucessivas quedas

Imagem:

Compartilhar:

Cantareira deve chegar a 13,6% com inclusão da segunda cota do volume morto

Criado em 24/10/14 14h12
Por Fernanda Cruz Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Sistema Cantareira pode secar em quatro meses
Sistema Cantareira tem sucessivas quedas (Divulgação - Sabesp)

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) incluiu hoje (24) o volume da segunda parte da reserva técnica (volume morto) do Sistema Cantareira em suas medições. Com a inclusão, o nível dos reservatórios passa dos 3% registrados ontem (23) para 13,6%.

Conforme a Sabesp, a captação da água ainda não começou. Em nota, a companhia esclarece que o volume não está sendo bombeado, pois ainda existem 28 bilhões de litros da primeira parte da reserva técnica.

Leia também:

Cantareira chega a 3% e SP amplia bônus para economizar água

Para que o volume da segunda cota passe a ser usado, a Sabesp precisa finalizar obras de captação. A segunda cota acrescentará 105 bilhões de água ao sistema. Segundo a assessoria de imprensa da companhia, essas obras estão em fase de conclusão, instalação de bombas e entrega de uma barragem, que ajudará a nivelar o volume para captação da água.

De acordo com a meteorologista Helena Turon Balbino, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuva para o estado nos próximos dias. Hoje à tarde, deve chover na capital paulista e em cidades do interior. As precipitações, que também atingem a cabeceira do Cantareira, ocorrem no fim de semana e se estendem até a próxima segunda-feira (27).

Segundo Helena Balbino, as precipitações fazem parte do primeiro corredor de umidade neste ano. Ele vem da Amazônia e converge para o estado de São Paulo. O fenômeno é mais comum no período chuvoso, de outubro a março. “Para o fim de novembro, está previsto um segundo corredor de umidade, com chuvas mais significativas”, ressaltou a meteorologista.

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário