one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Chuvas provocam alagamento em municípios catarinenses

Criado em 01/10/14 12h46 e atualizado em 01/10/14 12h54
Por Yara Aquino Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

As fortes chuvas em Santa Catarina nos últimos dias deixaram municípios alagados e a Secretaria de Defesa Civil do estado alerta que, mesmo com a melhora do tempo, ainda há riscos de deslizamentos de terra em algumas regiões e de inundações em localidades do Alto Vale do Itajaí.

Leia também no Portal EBC:

Cidade de Manaus afetada por cheia do Rio Negro recebe recurso para reconstrução

Cantareira continua em queda e chega a 6,7% da capacidade

Chove no estado desde a quinta-feira (25), mas ela intensificou-se entre a madrugada de domingo (28) e segunda-feira (29) o que provocou a elevação no nível de água de rios, de acordo com a Defesa Civil. A previsão é de melhoria do tempo nos próximos dias. Em municípios como Dionísio e Rio do Sul, famílias foram encaminhadas para abrigos como medida preventiva devido a cheia dos rios. Em Lajes, algumas pessoas permaneceram em abrigos, mas já retornaram para casa.

As regiões onde ainda há risco de deslizamentos são: Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. Avaliação feita pela Defesa Civil, às 7h desta quarta-feira, mostra que em Rio do Sul o nível do rio continua subindo devido à chuva durante a madrugada e, por isso, a situação é mais crítica. Em Taió, a situação era de cota de alerta. A perspectiva é que nas duas localidades a água dos rios parem de subir nas próximas horas com o cessar das chuvas, de acordo com a Defesa Civil.

No Vale do Rio do Peixe, a leitura das 6h verificou aumento no nível da água no rio com cota de alerta e se estabilizando.

A previsão do tempo do Epagri/Ciram para hoje é de chuvas e nuvens na manhã com melhora entre a tarde e a noite em todo o estado. Entre amanhã (2) e sábado (4) a previsão é de tempo seco com sol em Santa Catarina com temperatura em elevação, diminuindo ao fim do dia. No sábado, há chance de chuva fraca entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte no início e fim do dia.

A Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina recomenda que a população evite o contato com as águas paradas e que as pessoas dirijam em lugares alagados. Também alerta para o cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. No caso de tempestades com descargas elétricas, vento e granizo, a recomendação é de não transitar em locais abertos, próximo a árvores e objetos que possam ser arremessados.  Em regiões onde há risco de deslizamento, sinais como inclinação de postes, árvores e rachaduras devem ser observadas como indicativo de movimento de terra.

Editor: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário