one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Falta d'água

Imagem:

Compartilhar:

Defesa Civil vai distribuir água em Itu com caminhões pipa

Criado em 23/10/14 17h04
Por Bruno Bocchini Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

O governo de São Paulo autorizou hoje (23) a Defesa Civil a contratar, de forma emergencial, 20 caminhões-pipa para distribuição de água à população de Itu, no interior do estado.

O contrato emergencial, no valor de R$ 2 milhões, tem duração de 30 dias e poderá ser prorrogado em caso de necessidade. A Defesa Civil também vai disponibilizar sete caixas flexíveis de água que serão instaladas em pontos estratégicos cidade.

Leia também:

Cantareira chega a 3% e SP amplia bônus para economizar água

Nível de água dos principais reservatórios do país é inferior aos de 2001

As medidas foram tomadas após reunião entre o secretário da Casa Militar e coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel José Roberto de Oliveira, e o prefeito de Itu, Antonio Luiz Carvalho Gomes, conhecido como Tuíze.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) enviará a Itu um engenheiro para dar consultoria aos técnicos da empresa privada Águas de Itu, responsável pelo abastecimento na cidade. “Embora o abastecimento de água na cidade seja responsabilidade de uma empresa privada, sob gestão do município, é atribuição da Defesa Civil atuar nesse tipo de situação para atender a população da cidade”, explicou, em nota, o Palácio dos Bandeirantes.

A população de Itu continua protestando contra a crítica situação de falta d'água. Ontem (22), moradores puseram fogo em pneus e entulho em várias partes da cidade. As manifestações, que ocorrem diariamente, questionam, entre outras coisas, a cobrança das contas de água.

No último dia 14, um abaixo-assinado com três mil assinaturas foi entregue ao Ministério Público paulista, pedindo intervenção do estado em Itu. Segundo liminar da Justiça, as residências e estabelecimentos comerciais de Itu não poderiam ficar mais de 48 horas sem água, o que não vem sendo cumprido pela concessionária. Na cidade, algumas casas estão sem abastecimento há mais de dez dias. A população enfrenta severo racionamento de água há pelo menos três meses.

A prefeitura informa que Itu ainda não se enquadra nas normas de calamidade pública. De acordo com a administração municipal, isso seria configurado apenas em uma situação de caos, com escolas e hospitais sem funcionar e epidemias ou surtos de doenças.

A concessionária Águas de Itu informou que ontem (22) a programação de abastecimento por caminhões-pipa atendeu a 1.096 domicílios.

Editora: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário