one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tornado em Brasília

Imagem:

Compartilhar:

DF registra formação de tornado pela primeira vez

Criado em 01/10/14 21h26 e atualizado em 01/10/14 22h16
Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Tornado em Brasília

O tornado danificou parte da cobertura do aeroporto de Brasília, bem como parte do toldo do estacionamento (Reprodução/Corpo de Bombeiros do DF)

Uma forte chuva veio acompanhada de um tornado na tarde de hoje (1º), em Brasília. É a primeira vez que há um registro do fenômeno metereológico na capital federal. O tornado  formou-se na região próxima ao aeroporto de Brasília e provocou danos no local. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou a formação do tornado e registrou ventos de 95 quilômetros por hora.

Confira no Portal EBC:

Eleições: saiba onde votar e que documentos levar

Saiba quais estados terão Lei Seca nas eleições de 2014

Parte da cobertura do aeroporto, bem como parte do toldo do estacionamento, foram atingidos. A Inframerica, concessionária do aeroporto, informou que está avaliando quantos automóveis foram danificados com a queda da estrutura e adiantou que os proprietários dos carros atingidos serão ressarcidos. O aeroporto ainda ficou fechado para pousos e decolagens entre  as 14h26 e as 15h53.

De acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tornado é considerado de escala zero, entre zero e cinco, ou seja, de baixo poder de destruição. Ela ainda explicou que o tornado estruturou-se após a formação de uma nuvem de tempestade.

“Estava um tempo bem instável, com condição de pancada de chuva, mas tivemos muito mais umidade e a temperatura subiu um pouco mais, formando uma nuvem de tempestade muito severa. Essa nuvem favoreceu a formação do tornado”, disse Márcia em entrevista à Rádio Nacional. Ela ainda explicou que é difícil prever uma nova ocorrência de tornados na região. “O que podemos dizer é que, para amanhã, há condições de pancadas de chuva, descargas elétricas, rajadas de vento, mas não podemos afirmar nada sobre tornados ainda”.

Apesar do registro de queda de árvores e danos no aeroporto, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal não atendeu a nenhuma ocorrência em virtude dos fortes ventos. A corporação, no entanto, divulgou um vídeo mostrando a formação do tornado. Assista ao vídeo acessando o link.


Editor: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário