one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jovem estuda em sala de aula

Imagem:

Compartilhar:

Encontro no Rio debate psicanálise na juventude

Criado em 02/10/14 19h19 e atualizado em 02/10/14 19h59
Por Da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O Rio de Janeiro recebe na noite de hoje (2) e amanhã (3) jornada de psicanálise na qual serão discutidos temas relacionados a crianças e adolescentes. Intitulado Riscos, Rabiscos e Construções, o evento reúne psicanalistas brasileiros e estrangeiros, além de estudantes universitários da área.

Coordenadora do evento e membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise, a médica Ana Fabrosa explicou a importância da escolha de assuntos envolvendo os jovens para o encontro. “Nosso objetivo é trocar experiências clínicas e teóricas a respeito desse grupo. As crianças e adolescentes requerem técnica diferente do adulto no alívio dos sofrimentos, traumas e angústias. Além disso, quanto mais cedo for possível interceder, maior a chance de compreensão dos problemas para poder seguir em frente e superá-los”, afirmou.

Também da coordenação do evento, a psicanalista Teresa Rocha trabalha a questão dos traumas em jovens de comunidades, e explicou que a desigualdade pode influenciar no comportamento desse grupo. “Não é uma questão de causa e efeito, mas a exclusão social é potencializadora. A condição de invisibilidade social atua como importante fator traumático, que pode ser gerado a partir da infância, e causar falhas no desenvolvimento psíquico”, disse.

Teresa falou sobre a forma como a psicanálise pode ajudar no tratamento de crianças e adolescentes. “Ajudamos os jovens a entrar em contato com sua subjetividade, a refletir a respeito dos seus problemas e, a partir daí, saber como enfrentar as suas próprias dificuldades”, disse ela, ressaltando que o trabalho não deve envolver somente a juventude, mas a todos. “A ideia é que se trabalhe não só os jovens, mas todos que estão em volta dele, como os familiares e os educadores, para ajudar a encontrar alternativas que tragam alívio e bem-estar para o grupo”, ressaltou.

Outras questões a serem abordadas na jornada são a perda de entes queridos, os processos de subjetivação dos jovens e a medicalização diante dos transtornos na infância e na adolescência.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário