one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Barriga de grávida

Imagem:

Compartilhar:

Número de consultas de pré-natal varia de acordo com raça, escolaridade e região

Criado em 29/10/14 23h24 e atualizado em 30/10/14 09h45
Por Aline Leal Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de consultas de pré-natal varia de acordo com região do país, raça e escolaridade da mulher.

Segundo a pesquisa Saúde Brasil, lançado hoje (29), em 2012 três de cada quatro bebês nascidos foram acompanhados no ventre da mãe com pelo menos seis consultas durante a gravidez, número preconizado pelo Ministério da Saúde.

Relacionando esse índice à região do país, no Sudeste e no Sul , 83% das mães fizeram seis consultas ou mais no pré-natal, enquanto no Norte, o número ficou em 57% e no Nordeste em 67%.

Leia também no Portal EBC:

Cada vez mais as brasileiras esperam chegar aos 30 para ter primeiro filho

Índice de nascimentos no Brasil cai abaixo da taxa de reposição

Quando é por raça, entre as mães de pele branca, 85% reportaram que fizeram pelo menos seis consultas de pré-natal, enquanto entre as de pele parda ou preta, 70% reportaram o mesmo número de consultas.  Entre as mães indígenas, 36,2% disseram que alcançaram seis consultas.

O acesso à atenção à saúde da mulher no período gestacional também é desigual, segundo a escolaridade da mãe. Quanto maior a escolaridade, maior o número de mães que alcançaram o índice de consultas previsto pelo Ministério da Saúde.

Entre as mães com 12 anos ou mais de estudos, 90,3% fizeram pelo menos seis consultas no pré-natal. Entre as que tiveram até 3 anos de estudo, o índice cai para 55,8%.

Já no que ser refere ao tipo de parto, há uma tendência crescente de cesáreas em todas as regiões do país, entre 2000 e 2012. No Nordeste a proporção de partos cesáreos subiu de 25%, em 2000, para 48% em 2012. No Norte, o índice subiu de 27% para 45%, no Sudeste, de 46% para 61%, no Sul, de 42% para 62%, e no Centro-Oeste saiu de 43% para 61%. O índice nacional subiu de 38% para 56%.

Editor: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário