one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Outubro Rosa ilumina prédios públicos de Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Outubro Rosa ilumina prédios públicos de Brasília

Criado em 01/10/14 23h14 e atualizado em 01/10/14 23h55
Por Mariana Tokarnia Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A partir de hoje (1º), até o último dia do mês, várias cidades do mundo vão ressaltar a cor rosa. Os principais monumentos é prédios conhecidos estão iluminados com a cor que representa a luta contra o câncer de mama. Em Brasília, uma cerimônia oficial marcou o início da campanha Outubro Rosa. 

Organizador do Outubro Rosa pede transparência no tratamento do câncer de mama

"Ao ver a cidade iluminada de rosa, mesmo que a pessoa não saiba o que é, vai querer saber", disse a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. "Por mais que tenhamos feito, ainda temos o que fazer, temos que tornar o atendimento e as ações do SUS [Sistema Único de Saúde] cada vez melhores e com mais qualidade". 

O câncer da mama é o que mais atinge mulheres em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, em 2014, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres. Apesar de mais raro, o câncer de mama também acomete homens.  

Quando diagnosticado cedo, a chance de cura chega a 95%. "Tem que ter autocuidado, tem que conhecer a mama, conhecer o próprio corpo, ir uma vez por ano ao ginecologista, fazer também o exame clínico da mama, ter hábitos saudáveis. São atitudes que não evitam, mas diminuem as chances", disse a presidenta da organização não governamental (ONG) Recomeçar, Joana Jeker. 

Joana foi diagnosticada com câncer de mama aos 30 anos, em 2007. Ela sentiu a presença do nódulo no banho, enquanto fazia o autoexame. "De repente você perde a sua mama, perde o seu cabelo, pode perder a sua vida. É tudo muito difícil para a mulher", disse. "Mas a gente tem que ter a perspectiva que é uma fase, que vai passar. É sofredor, a mulher fica abalada, mas tem que ter fé, não pode desistir", completou. 

No Outubro Rosa, a ONG lança a exposição Recomeço, de mulheres mastectomizadas. Nas fotos, elas aparecem sorrindo, com a mama reconstruída e com cabelo, mostrando que venceram a doença. A mostra é itinerante e deve passar por vários pontos turísticos da cidade e por hospitais. Cada uma das fotos é acompanhada por um depoimento pessoal sobre a luta contra a doença. 

Lourdes Capitulino é uma das mulheres que participaram do ensaio. Ela foi diagnosticada em 2004, com 42 anos. "É um baque", resume a sensação ao saber da doença. Ela disse que se hoje "está difícil, [o atendimento médico] era pior há dez anos". Sem condições de pagar o tratamento, ela ficou sete anos usando uma prótese no lugar da mama, só então foi atendida e fez a reconstrução pelo SUS. "O que levantou a minha autoestima foi a reconstrução mamária. Antes eu não conseguia me olhar no espelho". 

Os depoimentos são diversos e várias as formas de enfrentar a doença. Cristiane Bitencourt foi diagnosticada em 2012, aos 30 anos, quando faltavam três meses para o casamento. "Fiz seis sessões de quimioterapia. Fiquei careca. Não usei lenço, mostrei a minha careca para mostrar que eu estava enfrentando um câncer. Tirar a mama não me deixou menos mulher. Hoje eu me sinto mais mulher", disse.

A campanha Outubro Rosa ocorre em Brasília desde 2008. Tanto o governo federal como o distrital aderiram ao movimento. Estão iluminados na tonalidade rosa os prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal, Biblioteca Nacional, entre outros.

Durante este mês, estão previstas palestras e outras atividades. A programação completa está disponível na internet: http://www.spm.gov.br/noticias/documentos-1/outubro-rosa-2014

Editor: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário