one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Combate ao avanço da obesidade começa com mudança de hábitos alimentares

Imagem:

Compartilhar:

Para especialistas, escolas devem incentivar alimentação saudável

Criado em 16/10/14 21h22 e atualizado em 17/10/14 07h36
Por Da Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

A variedade de alimentos no prato do brasileiro mudou nos últimos anos e as escolas têm papel importante no incentivo a uma alimentação saudável. A opinião é de especialistas ouvidos pela Agência Brasil neste Dia Mundial da Alimentação. Membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosea) e pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), Anelise Rizzolo, explica que o estilo de vida do brasileiro mudou e que isso impactou na alimentação da população.

“O tipo de alimentação que se torna mais frequente para os brasileiros são alimentos processados e hiperprocessados, como as comidas de fast-food, que trazem um padrão de alimento muito rico em sal, açúcar, sódio e pobre em fibras e em nutrientes”, disse. Para Anelise, a expectativa de vida da população aumentou, mas as doenças causadas pela má alimentação tornaram-se comuns no Brasil.

“As pessoas passaram a viver por mais tempo e, devido ao estilo de vida, doenças como obesidade e diabetes começaram a crescer”. A pesquisadora diz que a consciência da importância de uma alimentação saudável começa nas escolas. “A escola é um pontapé inicial, pois tem um potencial imenso de trazer os pais para a reflexão de uma alimentação saudável”, diz.

Para Daniel Balaban, diretor do Programa Mundial de Alimentos (PMA) no Brasil e do Centro de Excelência contra a Fome, ambos da Organização das Nações Unidas (ONU), é nas escolas que as crianças aprendem o hábito da alimentação saudável.

“O problema no Brasil, depois de acabar com a fome, tem sido a obesidade. Os alimentos fast-food dão a sensação de saciamento, mas não oferecem os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento da pessoa. Combater a obesidade começa nas escolas, quando a criança vê a importância de comer alimentos saudáveis e leva para a família”.

A coordenadora do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Ministério da Educação (MEC), Albaneide Peixinho, explica que os recursos financeiros para compra da merenda escolar são repassados aos municípios, e que o Pnae faz exigências na compra dos alimentos.

“Nós proibimos que os alimentos sem conteúdo nutricional, como refrigerantes, sejam comprados e ainda exigimos que o cardápio tenha três pratos com frutas, legumes e verduras. Isso é obrigatório a todos os municípios que recebem recursos do Pnae, porque o espaço da educação é extramente positivo para promover hábitos saudáveis e prevenir doenças”, disse.

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário