one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Ministério da Saúde promove simulação de resposta a um eventual caso de ebola em um viajante internacional.

Imagem:

Compartilhar:

Pesquisadora diz que instituto está preparado para o ebola

Criado em 10/10/14 17h54 e atualizado em 10/10/14 18h05
Por Aline Leal Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

A presidente da Associação Nacional de Biossegurança, Leila Macedo, disse que nunca existe risco zero de contaminação, mas que os profissionais do Instituto de Infectologia Evandro Chagas, tanto na parte hospitalar, quanto na laboratorial, foram treinados para atender casos de ebola. Ela se refere à qualidade do serviço prestado pelo instituto localizado em Belém, que faz análise para confirmar ou não o primeiro caso de ebola no país.

“Os procedimentos são complexos. Você vê o que aconteceu na Espanha. O simples fato de a enfermeira ter errado na hora de tirar o equipamento de proteção individual foi suficiente para ela ser contaminada. Mas se os procedimentos preconizados pela Organização Mundial da Saúde forem seguidos não haverá problemas”, disse Leila, que também é pesquisadora da Fiocruz.

Veja também no Portal EBC:

Chega ao Rio paciente com suspeita de infecção por ebola

Resultado de exame do paciente suspeito de ebola no país sai em 24 horas

Ebola: tire suas dúvidas sobre o vírus

Ela explicou que o vírus pode ser transmitido pelos fluidos corporais, como lágrimas, sangue, suor. “Se um indivíduo com ebola espirrar, o espirro vai longe e pode haver o vírus”, explicou a pesquisadora, acrescentando que o vírus pode penetrar através da pele.

O primeiro paciente com suspeita de ebola no Brasil é procedente da Guiné, um dos países com epidemia de ebola. O homem de 47 anos deixou seu país no dia 18 de setembro e entrou no Brasil como refugiado. Ontem (9), ele procurou atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento em Cascavel relatando febre, tosse e dor de garganta, sintomas iniciados na última quarta-feira (8) – 20 dias depois de sair da Guiné.

Editor: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário