one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Braços cruzados - Profissionais pedem melhorias salariais e de condições de trabalho

Imagem:

Compartilhar:

PF faz operação no Rio Grande do Sul para coibir fraudes no INSS

Criado em 30/10/14 12h47 e atualizado em 30/10/14 12h46
Por Ivan Richard Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

A Polícia Federal no Rio Grande do Sul prendeu hoje (30) advogados, contadores e despachantes suspeitos participar de uma organização criminosa que fraudava o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério do Trabalho. Os agentes da Operação Mendax, que em latim seginifica mentira, cumpriram 38 mandados – seis de prisão preventiva, 20 de busca e apreensão e 12 de condução coercitiva.

Leia também no Portal EBC:

Polícia do Rio prende o maior assaltante a bancos no estado

PF faz operação no Rio Grande do Sul para coibir fraudes no INSS

A operação foi desencadeada nas cidades gauchas de Santa Maria, São Martinho da Serra, Viamão, Cidreira, Osório e Porto Alegre. De acordo com a Polícia Federal, os suspeitos captavam pessoas e usavam os documentos delas para inserir dados falsos nos sistemas da Previdência Social, por meio do cadastro de empresas fictícias.

Com isso, segundo as investigações, eram registrados vínculos empregatícios falsos em carteiras de trabalho e, posteriormente, inseridos no sistema da Previdência. Após a inclusão dos dados, os criminosos requisitavam benefícios como auxílio-doença e aposentadoria por tempo de contribuição.

Ainda de acordo com a PF, foram alvo da operação residências de beneficiários falsos, escritórios contábeis e advocatícios, além de postos do INSS, pois havia a suspeita de participação de servidores no esquema. Operação, segundo a PF, teve a participação de 120 policiais federais, 22 servidores do INSS e o apoio do Ministério da Previdência e da Brigada Militar gaúcha.

*Matéria alterada às 12h24 para correção de informação no primeiro parágrafo. Diferentemente do que o texto informava, as fraudes eram contra o Ministério do Trabalho e não o da Previdência.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário