one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Alberto Costa e Silva

Imagem:

Compartilhar:

Poeta e escritor Alberto Costa e Silva recebe Prêmio Camões no Rio

Criado em 29/10/14 23h44
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Poeta e especialista em África, Alberto da Costa e Silva recebeu hoje (29), no auditório da Fundação Biblioteca Nacional, no centro do Rio, o Prêmio Camões, criado pelos governos brasileiro e português em 1988. A premiação é dada a escritores que tenham contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa.

Alberto da Costa e Silva, de 83 anos, é também diplomata, historiador, memorialista e atual orador do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Como ocupante da cadeira número 9 da Academia Brasileira de Letras (ABL), recebeu a presença de pares na academia, como Merval Pereira, Antônio Carlos Secchin, Ana Maria Machado e Rosiaka Darcy de Oliveira. O candidato à ABL, o escritor e jornalista Zuenir Ventura e os escritores Marina Colassanti e Afonso Romano de Sant'anna também participaram da cerimônia.

Antes da entrega do prêmio, houve uma mesa de debates sobre a obra de Alberto da Costa e Silva. O ex-ministro do Tribunal de Contas, Luiz Octávio Gallotti, contemporâneo do poeta, lembrou a infância na Tijuca, bairro da zona norte do Rio, e dos tempos de colégio Marista São José e, depois, no Instituto Lafayette. O professor João José Reis destacou trechos de obras de Costa e Silva, o trabalho dele no Itamaraty, quando, entre outras funções, foi embaixador na Nigéria e os livros que escreveu sobre a África. “Alguns são clássicos e se tornaram leitura obrigatória”, disse.

Antônio Carlos Secchin disse que teve a honra de escrever o prefácio da segunda edição dos Poemas Reunidos, de Alberto da Costa e Silva, e fez uma síntese da obra poética dele. No fim, Alberto disse que se sentia comovido com o retrato que tinham feito dele no debate. “Eu fiquei comovido pela amizade que foi demonstrada para comigo. É bom ter bons amigos”, ressaltou emocionado.

Alberto Costa e Silva recebeu o prêmio das mãos da secretária executiva do Ministério da Cultura, Ana Cristina Wanzeler, que representou a ministra Marta Suplicy; e do secretário de Estado de Cultura de Portugal, Jorge Barreto Xavier. “Sou grato aos que resolveram outorgar-me este prêmio e aos que não contestaram a decisão”, disse Costa e Silva, arrancando risos da plateia.

Na avaliação do homenageado, o prêmio foi criado para destacar, anualmente, um escritor de língua portuguesa que tivesse contribuído para o prestígio da língua e sua situação do mundo. “Fico muito feliz de ter sido incorporado a esta galeria,”, disse.

A secretária leu o discurso da ministra Marta. Nele, ela destacou que o poeta tem contribuído com os preparativos para a instalação do Museu Nacional da Memória Afrodescendente, na região do Lago Sul, em Brasília. No texto, a ministra agradeceu a generosidade do escritor que participou de seminários para que o Brasil tenha o museu da cultura afro. “Este Prêmio Camões 2014 vai para um grande escritor e um grande ser humano também. A escolha de Alberto Costa e Silva traz ainda mais brilho ao prêmio”, ressaltou.

Para o escritor Afonso Romano de Sant’Anna, presidente do júri que escolheu Alberto Costa e Silva para receber o prêmio este ano a escolha foi adequada. “O prêmio foi certo em vários sentidos, porque tem que ser um intelectual exponencial de prestígio, mas sobretudo um intelectual que enfrenta a questão do Brasil, de Portugal e da África de uma maneira nova. É o caso dele, que tenta juntar esse triângulo das bermudas de maneira criativa. A obra histórica dele de historiador e de pesquisador incide nesse sentido. Ele é um exemplo. Depois de Gilberto Freira, ele criou um marco que é fundamental na nossa cultura”, disse em entrevista à Agência Brasil.

O secretário português disse a obra de Costa e Silva tem destaque no cenário das relações entre Brasil, África e Portugal, que para ele compõem um triângulo amoroso ligado pela língua e por diversos aspectos. “Mais de 500 anos nos ligam e nos projetam para o futuro, dependendo de pessoas e decisões concretas saber se queremos que a memorai futura nos aproxima ou nos afasta”, acrescentou.

Editor Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário