one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As represas de Jaguari-Jacareí, na região de Bragança Paulista, atingiram hoje (03/06), 0% da capacidade de seu volume útil

Imagem:

Compartilhar:

Praticamente sem chuvas, nível do Sistema Cantareira continua caindo

Criado em 14/10/14 17h12 e atualizado em 14/10/14 17h21
Por Daniel Mello Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

O nível do Sistema Cantareira continua a cair. Hoje (14), os reservatórios registravam 4,5% da capacidade. O manancial abastece 6,5 milhões de pessoas. Segundo a Companhia de Saneamento e Abastecimento do Estado de São Paulo (Sabesp), neste mês choveu 0,4 milímetro (mm) na região do sistema. A média histórica para o período é 130,8 (mm).

Ontem, a Sabesp anunciou a redução do volume retirado dos reservatórios. O novo plano de retirada de água do Cantareira foi enviado para a Agência Nacional de Águas na última sexta-feira (10), no mesmo dia em que a 3ª Vara Federal de Piracicaba expediu liminar proibindo a captação de água da segunda parte do volume morto dos reservatórios Jaguari, Jacareí e Atibainha, abaixo da cota de 815 metros e 777 metros.

Veja também no Portal EBC:

Sabesp vai diminuir retirada de água do Sistema Cantareira

Presidenta da Sabesp admite falta de água em locais altos ou afastados

O objetivo da decisão judicial é garantir que o consumo da primeira parte da reserva técnica não se esgote antes de 30 de novembro e que não haja prejuízos às vazões para a bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

“A proposta da Sabesp é reduzir imediatamente a retirada de 19,7 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 19 m³/s e, em seguida, a partir de novembro, para 18,5 m³/s. Antes da atual crise hídrica, a Sabesp retirava 31 m³/s do sistema [Cantareira] para atender aos consumidores da região metropolitana de São Paulo”, explica o comunicado da companhia.

O Sistema Alto Tietê, responsável pelo abastecimento da zona leste da Grande São Paulo, também tem apresentado queda nos níveis de água. Hoje, os reservatórios tinham 10,1% da capacidade. De acordo com a Sabesp, a média de chuvas na região do manancial para as primeiras duas semanas de outubro é 117,1 (mm). Até o momento, as precipitações somaram 7,2 (mm).

Em Itu, cidade distante 75 quilômetros da capital paulista, a crise no fornecimento de água, iniciada em fevereiro, tem provocado protestos. Na noite de ontem, moradores do bairro Cidade Nova bloquearam as rodovias Waldomiro Corrêa de Camargo (SP-79) e Santos Dumont (SP-75). O protesto durou quase 6 horas (17h às 23h). Pela manhã, ainda se via restos dos pneus e entulhos queimados das barricadas.

A cidade de Itu abrange seis bacias hidrográficas e tem sete pontos de captação. No total, são sete mananciais, que nascem e morrem no próprio município. Nenhum rio intermunicipal cruza a cidade. Por isso, a prefeitura espera que a obra do Ribeirão Mombaça, a 22 quilômetros de Itu, que nasce em São Roque nos limites com Araçariguama, possa resolver em parte do problema do abastecimento.

Editor: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário