one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


urnas eletrônicas nas caixas

Imagem:

Compartilhar:

Rondônia: Justiça Eleitoral envia urnas a comunidades indígenas e quilombolas

Criado em 25/10/14 22h25
Por Aline Moraes Edição:Lílian Beraldo Fonte:Portal EBC

 

Quarenta urnas foram enviadas hoje (25) de avião para a região da Ponta Abunã, no extremo oeste de Rondônia. Elas serão distribuídas nos distritos de Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã, que pertencem ao município de Porto Velho, mas ficam a mais de 300 quilômetros (km) do centro.

A possibilidade de conflitos na região levou a Justiça Eleitoral a optar pelo transporte aéreo desses equipamentos. “Tivemos problemas de ameaças de fechamento da BR, que é a via que dá acesso ao estado do Acre. Então as notícias eram de possibilidade de fechamento dessas vias. Nós tivemos também uma ameaça de atrapalhar a votação, de danificar escolas”, relata Lia Maria Araújo Lopes, coordenadora de segurança das eleições em Rondônia.

O motivo dos possíveis conflitos é o veto do governo federal ao projeto de lei que criaria novos municípios na região. A população já havia decidido, em plebiscito, pela emancipação desses territórios, em 2010. “É uma localidade que fica longe de Porto Velho. É muito distante para os serviços essenciais e eles ficam muito desassistidos. A ausência do Estado, nesse sentido, cria essa instabilidade”, completa Lia.

Para fazer o patrulhamento e garantir a realização do pleito no domingo em regiões de possível conflito, foi enviado também um reforço da Polícia Rodoviária Federal e um contingente de 1,5 mil homens do Exército, segundo informações do TRE.

O transporte aéreo também vai levar urnas de votação a duas comunidades indígenas e a uma comunidade quilombola. Elas ficam nas localidades de Santo André e Rio Negro Ocaia, que pertencem ao município de Guajará-Mirim e ficam a 110 km e 150 km de distância da capital, respectivamente, e na localidade de Pedras Negras, em Costa Marques, a 760 km de Porto Velho. O acesso convencional a essas regiões fica comprometido nesta época do ano, quando os rios estão rasos demais para a navegação. Com a estrutura necessária, 752 eleitores poderão votar nessas comunidades. Os boletins de urnas serão enviados via satélite ao TRE de Rondônia.

Editor Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário