one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ribeirinhos na Amazônia pescam

Imagem:

Compartilhar:

Saúde amplia programa para populações do campo, da floresta e das águas

Criado em 24/10/14 16h55
Por Andreia Verdélio Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Para contemplar expressamente as populações ribeirinhas na Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta, instituída em 2011, o Ministério da Saúde ampliou o programa e instituiu a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas. A portaria foi publicada hoje (24) no Diário Oficial da União.

Leia também:

Incêndios em serras de SP já consumiu o equivalente a 700 campos de futebol

Defensoria Pública do Rio inaugura coordenação para mediação de conflitos

Lançada em 2011, o objetivo da política nacional é garantir o direito e o acesso à saúde por meio do Sistema Único de Saúde, considerando as peculiaridades, especificidades e necessidades dos povos e comunidades que têm seus modos de vida, produção e reprodução social relacionados predominantemente com o campo, a floresta, os ambientes aquáticos, a agropecuária e o extrativismo.

Entre os objetivos específicos está o desenvolvimento de ações integrais voltadas para a saúde do idoso, da mulher, da pessoa com deficiência, da criança e do adolescente, do homem e do trabalhador, considerando a saúde sexual e reprodutiva, bem como a violência sexual e doméstica. A política também visa à redução de riscos e agravos à saúde decorrente dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas, particularmente o adoecimento decorrente do uso de agrotóxicos e mercúrio, e as doenças resultantes do risco ergonômico do trabalho e da exposição contínua aos raios ultravioletas.

Entre outras funções, a política pretende, ainda, reconhecer e valorizar os saberes e as práticas tradicionais de saúde das populações do campo, da floresta e das águas, respeitando suas especificidades.

Editor: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário