one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Urnas eletrônicas enviadas ao exterior

Imagem:

Compartilhar:

TSE quer ampliar número de votantes no exterior

Criado em 24/10/14 18h08 e atualizado em 05/01/15 09h09
Por Andreia Verdélio Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

 

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli se reuniram hoje (24) para discutir o apoio da área consular nas eleições e os projetos futuros para aumentar o número de brasileiros aptos a votar no exterior. Segundo dados de 2013 do ministério, a comunidade brasileira no exterior é de cerca de 2,8 milhões de pessoas.

O assessor Internacional do TSE, Tarcísio Costa, explicou que houve um esforço conjunto entre o Itamaraty e o TSE para estimular o voto, com campanhas nos consulados e nos canais de televisão comunitários. Segundo ele, nessas eleições, houve um aumento de 76 seções, em relação à eleição de 2010. No último pleito para presidente da República, cerca de 200 mil eleitores votaram no exterior. Neste ano, 354 mil brasileiros se cadastraram, número 76% maior.

Veja também no Portal EBC:

Eleitor fora do domicílio terá de justificar a ausência do voto em 60 dias

Eleitor gastará em média 42 segundos para votar na urna biométrica

Eleitor que não votou no primeiro turno, pode votar domingo

Outro motivo apontado pelo assessor para o incremento de eleitores foi o aumento do número máximo de brasileiros no exterior aptos a votar em algumas sessões, de 450 em 2010, para 650 este ano. A expectativa do TSE para 2018 é aumentar o teto de eleitores em mais locais de votação.

Segundo Costa, os ministros discutiram ainda a possibilidade da emissão do título ser efetivada no próprio consulado. Hoje, o processo de registro para votar no exterior é de cerca de oito meses. A ideia é diminuir esse tempo para duas semanas e que o sistema esteja funcionando para o cadastramento das próximas eleições presidenciais.

O tema da cooperação internacional também foi debatido entres os ministros. Segundo o assessor do TSE, a Justiça Eleitoral brasileira e o sistema eletrônico de votação atrai a curiosidade de vários países, que enviam seus representantes para conhecer o processo das eleições do país. Costa disse que no último ano, o Brasil recebeu cerca de 20 missões de diversos países. Desde que o país adotou totalmente a urna eletrônica, em 2000, foram mais de 100 missões estrangeiras, que precisam também tramitar pelo Itamaraty.

Editor: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário