one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O mosquito da dengue picando um humano

Imagem:

Compartilhar:

Vigilância Epidemiológica alerta para risco de febre chikungunya no Rio

Criado em 24/10/14 20h32 e atualizado em 28/10/14 16h29
Por Cristina Indio do Brasil Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Dengue aedes aegypt
O mosquito aedes aegypt é um dos hospedeiros do vírus da febre chikungunya (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro (SES), Alexandre Chieppe, disse que  a população do estado do Rio de Janeiro enfrenta um cenário de risco em relação ao vírus da febre Chikungunya.  “Essa talvez seja a nossa grande preocupação para 2015, uma vez que é uma doença transmitida pelos mosquitos que transmitem a dengue”, disse em entrevista à Agência Brasil.

O superintendente explicou que a chikungunya pode acarretar epidemia maior do que a do vírus da dengue. “É diferente da dengue [cuja] velocidade de transmissão, eventualmente, se consegue diminuir. Chikungunya tem uma capacidade de infectar mosquito muito maior do que o vírus da dengue”, disse.

Veja também no Portal EBC:

Médico e professor da UnB alerta sobre presença permanente do chikungunya no Brasil

Especialista recomenda atenção aos sintomas da chikungunya

Febre chikungunya: saiba mais sobre a doença

Alexandre Chieppe disse que até o momento não foi identificada transmissão da Chikungunya no território do Rio de Janeiro. Já foram anotados casos no Amapá, na Bahia e em Minas Gerais. “No Rio de Janeiro todos os casos identificados até agora foram importados. Mas [o problema] vai se aproximando. Mosquitos [podem ser contaminados], vão infectar pessoas e o ciclo aí de inicia”, alertou.

De janeiro a outubro, a Superintendência Epidemiológica e Ambiental da SES anotou seis casos da doença no estado do Rio de Janeiro, todos diagnosticados em pessoas com registro de viagem internacional recente para países onde ocorre a transmissão.

Como medida preventiva, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro organizou esta semana cursos de capacitação de representantes da assistência e vigilância das secretarias municipais de saúde, que receberam informações sobre diagnóstico e tratamento de pacientes com a febre Chikungunya. A partir do próximo mês, um outro treinamento itinerante será feito em todas as regiões fluminenses para fazer a capacitação de multiplicadores das informações diretamente nos municípios.

De acordo com a SES, o vírus que provoca a febre Chikungunya é transmitido pela picada da fêmea de dois mosquitos, o Aedes aegypti, presente em áreas urbanas, e o Aedes albopictus, mais comum em áreas rurais. Este atua também como vetor da dengue e da febre amarela. Os sintomas surgem entre dois e 12 dias após a picada do mosquito contaminado com o vírus. O primeiro deles é uma febre repentina acima de 38,5 graus. A principal característica da doença é a forte dor nas articulações. Na fase mais aguda, durante a primeira semana, podem aparecer bolhas, descamação da pele, fadiga e, em alguns casos, conjuntivite. Ainda conforme a secretaria, os sinais e sintomas tendem a ser mais intensos em crianças (até 2 anos de idade), gestantes e idosos. Pessoas com doenças crônicas têm mais chance de desenvolver formas graves da doença.

Quanto à dengue, Alexandre Chieppe disse que a secretaria recebeu os planos de contingência dos municípios contra a doença, que contêm todas as ações que serão desenvolvidas pelas cidades. “Isso vai servir para a organização da rede assistencial em casos de epidemia de dengue, para a utilização de larvicida nos mata-mosquitos e fumacês”, explicou.

Para ele, o fator mais importante para a ocorrência dos casos de dengue é a entrada de novo vírus da doença, que pode pegar parte da população suscetível e, em consequência, aumentar os registros. “A gente não está trabalhando com a hipótese de um número grande número de casos de dengue para 2015. Deve ficar muito semelhante a 2014”, comentou.

O superintendente informou que o estado enfrentou em 2012 e 2013 transmissão elevada pelo vírus dengue 4. Em 2012, a área mais atingida foi a capital do Rio de Janeiro e no ano seguinte o interior do estado e as regiões metropolitanas, com exceção do município do Rio. Ele acrescentou que, em 2014, o mesmo vírus circulou em razão de um número grande de pessoas que já tinham tido a doença em anos anteriores . O cenário então se tornou mais tranquilo. Em 2012 e 2013, segundo o superintendente, houve 250 mil casos de pessoas infectadas. “Noventa por cento desses casos se [inserem] entre os meses de fevereiro e de junho”, disse.

No município de Niterói, na região metropolitana do Rio, o Plano de Contingência da Dengue vai ser lançado no dia 3 de novembro. Inclui medidas preventivas como a intensificação das ações de fiscalização e de vigilância em saúde. Segundo a prefeitura, o Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devic) vai realizar, nos sábados, mutirões contra a dengue em bairros do município.

Em Niterói, a identificação de focos de dengue com a mobilização de agentes de saúde no combate e controle da doença será feita em seis comitês regionais vinculados às Policlínicas Regionais de Itaipu, do Largo da Batalha, Policlínica Sérgio Arouca, Policlínica Guilherme March, Policlínica da Engenhoca e Policlínica Carlos Antônio da Silva.

O trabalho feito desde o ano passado permitiu manter o controle da doença: em 2013 não houve casos de morte por causa da dengue em Niterói.
De acordo com a secretária de Saúde da cidade, Solange de Oliveira, a ideia é garantir um verão com menor incidência da doença para evitar o surto. Caberá à Secretaria de Educação desenvolver palestras e atividades em escolas para orientar pais e alunos na prevenção e no combate à doença. Haverá intensificação de recolhimento de carcaças nos bairros, para evitar que os locais se transformem em criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Segundo a secretaria, de 2013 até setembro deste ano, a Coordenadoria de Trânsito da Guarda Municipal de Niterói recolheu 209 carcaças de automóveis. Todas foram levadas ao depósito municipal para serem inutilizadas.

O secretário Marcus Jardim, indicou que as denúncias sobre veículos abandonados podem ser feitas por meio do e-mail  segurança@niteroi.rj.gov.br.

Editor: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário