one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


No Rio, Marcha das Vadias reúne mulheres e homens em defesa dos direitos femininos

Imagem:

Compartilhar:

Ativistas listam desafios das mulheres para o próximo mandato

Criado em 05/11/14 21h59 e atualizado em 06/11/14 09h08
Por Aline Leal - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Educação é uma das  palavras mais pronunciadas quando se aborda os desafios para a consolidação dos direitos das mulheres, no próximo mandato presidencial. Há um consenso sobre isso entre as ativistas de movimentos sociais que participaram, na terça (4) e quarta-feira (5), da última reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) neste ano.

Confira no Portal EBC: Moradores da Maré denunciam abusos da Força de Pacificação

A lista de prioridades, definida por elas,  manda trabalhar as questões de gênero, raça e orientação sexual nas escolas, desde a educação infantil, enquanto fundamentos necessários para uma sociedade igualitária, de acordo com Schuma Schummaher, da Articulação de Mulheres Brasileiras. “Temos que mudar a mentalidade, preparar a geração futura para que ela tenha a perspectiva diferenciada da igualdade entre homens e mulheres”, disse ela.

As participantes do CNDM se posicionam também a favor da descriminalização do aborto, o mais rápido possível, conforme avaliação de Silvana Conti, da Liga Brasileira de Lésbicas. Segundo ela, é preciso tratar o aborto como questão de saúde pública. "O aborto é um dos temas mais complexos, porque tem um corte de classe e raça. São as mulheres negras e pobres que continuam morrendo ao fazerem abortos. As que têm dinheiro, fazem e saem muito bem. Aborto deve ser um direito das mulheres, e uma questão de saúde”, destacou.

Para Maria das Dores Almeida, representante da Articulação das Mulheres Negras Brasileiras, o que precisa avançar é o enfrentamento ao racismo institucional, pois “essa discriminação tem impedido que muitas políticas sejam efetivadas de fato”.

As mulheres defendem também uma reforma política que obrigue os partidos políticos a fazerem listas fechadas, alternando um candidato e uma candidata para os cargos proporcionais. Segundo a ministra da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) e presidente do CNDM, Eleonora Menicucci, essa demanda é um consenso entre as integrantes do conselho, uma vez que menos de 15% das cadeiras do Congresso Nacional serão ocupadas por mulheres na próxima legislatura.

“O TSE [Tribunal Superior Eleitoral] começou a cobrar a cota de 30% de mulheres candidatas, mas não houve mudança de mentalidade dos partidos. Não era apenas cumprir a cota, colocando qualquer nome feminino como laranja, mas investir nessa candidatura. De modo geral, os partidos fizeram a inscrição das candidatas, mas no transcorrer do processo elas têm menos dinheiro, menos espaço, não são prioridade para os partidos”, avaliou Shuma.

Para a ativista, as barreiras da sociedade foram ao menos simbolicamente quebradas, com a eleição de uma presidenta pela segunda vez. “Agora falta os partidos investirem nas candidaturas para as mulheres serem vistas e lembradas”, enfatizou.

De modo geral, Menicucci avalia que o maior desafio da SPM é desenvolver políticas que abranjam toda a diversidade de mulheres brasileiras: ribeirinhas, sertanejas, lésbicas, negras, urbanas, entre outras. “Um desafio que acho enorme é a incorporação da perspectiva de gênero, raça e orientação sexual para o diangóstico de qualquer problema na formulação de políticas públicas”, ressaltou.

 

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário