one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sistema Cantareira

Imagem:

Compartilhar:

Cantareira: Cptec prevê chuva para região do Sistema

Criado em 12/11/14 14h47
Por Marli Moreira Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Cinco dias depois da última captação de água de chuva mais expressiva na região das nascentes que alimentam o Sistema Cantareira, o principal manancial de abastecimento da Grande São Paulo, novas precipitações estão previstas para a tarde de hoje (12), segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec ).

O meteorologista do Cptec Fábio Rocha explicou, porém, que áreas de instabilidade vão trazer apenas pancadas de chuva passageiras sobre determinadas localidades do estado, incluindo o sul de Minas Gerais, onde ficam algumas nascentes do sistema. “Essas pancadas poderão vir fortes e acompanhadas de descargas elétricas, mas serão de curta duração e localizadas”, explicou. A mesma previsão está mantida para amanhã (13).

Sistema Cantareira: entenda a crise hídrica em São Paulo

De acordo com o meteorologista, o tempo deve ser chuvoso na sexta-feira (14), sob o efeito de uma nova frente fria que, rapidamente, irá se deslocar para o Rio de Janeiro.

Com as piores baixas hídricas da história, a última vez que o Cantareira recebeu um pouco mais de água de chuva foi entre o dia 7 (quando o volume acumulado passou de 54,7 milímetros para 61,5 milímetros) e o dia 12, quando o nível ficou estável em 61,6 milímetros. A média histórica para novembro é 161,2 milímetros.

Mas mesmo com essas ocorrências, o nível dos reservatórios tem caído,  atingindo hoje 11% da capacidade de operação do sistema, queda de  0,1 ponto percentual em relação ao verificado ontem (11), segundo o monitoramento diário feito pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Leia também:

ANA diz que transposição do Paraíba do Sul para o Cantareira é possível

Regulação do Cantareira é feita por acordo com São Paulo, diz ANA

Esse nível leva em consideração o volume da primeira cota da reserva técnica que começou a ser usada em maio deste ano. A previsão da Sabesp é iniciar o bombeamento da segunda cota no sábado (15).

Nos cinco sistemas restantes também houve gradual queda dois níveis: no Alto Tietê (de 8% para 7,8%), no Guarapiranga (de 36% para 35,7%), no Alto Cotia (de 30,1% para 30%), no Rio Grande (de 66,5% para 66,3%) e no Rio Claro (de 37,7 para 36,9%).

Na segunda-feira (10), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, apresentou à presidenta Dilma Rousseff uma lista de ações que pretende promover nos próximos anos com o objetivo de melhorar a segurança hídrica do estado. As propostas iniciais de oito obras foram orçadas em R$ 3,5 bilhões, segundo o governador, e envolvem empreendimentos com prazo de execução que variam de nove meses a dois anos e meio. Elas deverão ser detalhadas em encontro com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, marcado para o próximo dia 17.

Entre as medidas estão a de interligar a Represa Atibainha, do Cantareira, à Represa Jaguari, do Rio Paraíba do Sul. Na semana passada, o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Abreu, disse ser possível a transposição das águas do Paraíba do Sul. Outras obras apresentadas à presidenta envolvem a construção de dois grandes reservatórios, a criação de duas estações de produção de água de reúso, a interligação do Jaguari com outro rio, o Atibaia, além da perfuração de 24 poços para abastecer a região de Campinas.

Editora: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário