one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), general Fernando Azevedo e Silva, disse que o ano de 2014 permitiu o melhor planejamento dos Jogos Olímpicos de 2016

Imagem:

Compartilhar:

Cronogramas de obras de centros olímpicos terão que ser cumpridos à risca

Criado em 11/11/14 15h18 e atualizado em 11/11/14 16h05
Por Vinícius Lisboa Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Início do plantio de grama na construção do Campo de Golfe Olímpico Rio 2016
O presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), general Fernando Azevedo e Silva, disse que o ano de 2014 permitiu o melhor planejamento dos Jogos Olímpicos de 2016 (Foto: Rio 2016)

O presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), general Fernando Azevedo e Silva, disse hoje (11) que o ano de 2014 permitiu o melhor planejamento dos Jogos Olímpicos de 2016. No entanto, ressaltou que, a partir de agora, o cronograma das obras precisará ser cumprido à risca. Segundo o militar, que completa nesta semana um ano à frente da APO, os avanços no Complexo Esportivo de Deodoro foram um alívio, porque "era o que faltava para deslanchar [os trabalhos]". Apesar disso, "o tempo está apertado", ressaltou.

O general destacou que para cumprir o calendário previsto, não se pode ter atrasos ou imprevistos.  "Eu falo sempre que não tem gordura. A carne está muito magra". Ele explicou que será complicado lidar com atrasos e imprevistos na reta final da organização [do evento]. "Não tem tempo mais para perder. Antes, a gente podia demorar mais em uma decisão, mas não tem tempo mais para isso", frisou o militar.

Para ele, o balanço do ano é positivo: "estou um pouco mais aliviado com o que aconteceu em 2014. Estou mais para otimista do que para preocupado", disse. O presidente da APO acrescentou que, principalmente para [as obras de] Deodoro, o tempo "não está muito elástico", mas avançaram bastante. Na visão dele, as intervenções nessa região da zona oeste não são de grande complexidade, já que 60% já estavam construídos e precisavam apenas de adaptações. A exceção em Deodoro é a construção das raias de canoagem slalom, consideradas as obras de maior complexidade.

"As coisas andaram bem, a começar porque em janeiro conseguimos lançar a matriz, uma peça importante prevista em lei que ainda não tinha sido lançada. Já fizemos, seis meses depois, a primeira atualizaçao, mostrando que as coisas andarem bem", disse o general.

O foco da organização dos jogos a partir do ano que vem começa a ser a preparação dos serviços e a operação, já que a infraestrutura começa a ser concluída. Entre 2015 e 2016, a cidade receberá uma série de eventos-testes, antes da abertura das Olimpíadas, em 5 de agosto de 2016. Na segunda atualização da matriz de responsabilidades, que será publicada em janeiro, um dos destaques será a conclusão do planejamento da infraestrutura energética.

O presidente da APO destacou que as exigências do Comitê Olímpico Internacional são muito rigorosas para o fornecimento de energia e que, já em dezembro, a subestação da Barra da Tijuca deve estar pronta, assim como o planejamento da linha principal e da linha auxiliar de fornecimento.

Outra avaliação do presidente da APO foi de que está confiante em relação ao tratamento de 80% do esgoto lançado na Baía de Guanabara, compromisso do governo do estado para os jogos, que terão competições de vela em pontos diferentes da baía: "No evento teste de vela, já se caminhou bastante. As raias foram dadas como aptas. Tenho certeza que o estado vai perseguir a meta dele".
 

Editor: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário