one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A Secretaria de Saúde do Distrito Federal realiza, neste sábado (22), campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, na área urbana

Imagem:

Compartilhar:

DF faz campanha de reforço da vacinação antirrábica em cães e gatos

Criado em 24/11/14 11h29
Por Paula Laboissière Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Começa hoje (24) no Distrito Federal a segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos. O serviço, de acordo com a secretaria de saúde, é um reforço da vacinação, que teve baixa cobertura ao longo do ano. A campanha segue até o próximo sábado (29).

Leia também no Portal EBC: 

Campanha de vacinação contra a pólio e o sarampo acaba nesta semana

Governo do Rio muda data do Dia D de vacinação contra pólio e sarampo

A orientação é que donos de cães e gatos não vacinados e com mais de 3 meses de idade procurem um dos postos que aplicam a vacina. A lista de locais que oferecem a dose está disponível no site da secretaria. A imunização será feita de segunda a sexta das 8h às 17h e, no sábado, das 8h às 14h.

A meta do governo do DF é vacinar pelo menos 70% dos cães e gatos. Para isso, os núcleos de diversas regionais vão destacar equipes para percorrer cidades do Distrito Federal, como Vicente Pires e Itapoã.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a raiva é uma infecção que afeta vários mamíferos, inclusive humanos. A doença é transmitida por meio do contato da saliva do animal infectado com o animal sadio (mordidas ou lambidas em feridas abertas).

O órgão destacou que, apesar de ser considerada uma doença controlada em ambiente urbano, animais silvestres ainda possuem o vírus. “Por isso, é importante realizar a imunização por meio da vacina nos animais de estimação, para o caso de entrarem em contato com algum animal na natureza”, informou. O morcego é considerado o maior hospedeiro de raiva entre animais silvestres na América Latina.

Nos seres humanos, os principais sintomas da raiva são: paralisia parcial, ansiedade, insônia, confusão, agitação, comportamentos anormais, paranoias, alucinações e delírios. Também é possível que se desenvolva hidrofobia (medo de água).

Em caso de suspeita de ter sido atacado por um animal portador do vírus da raiva (cães e gatos desconhecidos ou morcegos), a orientação é que o paciente procure imediatamente um posto de saúde para começar a tomar doses da antirrábica. O animal agressor também deve ser mantido em observação para que seja identificado se ele realmente possui o vírus.

Editora: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário