one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Faculdade de Medicina da USP

Imagem:

Compartilhar:

Faculdade de Medicina da USP proíbe consumo de álcool em seu campus

Criado em 26/11/14 21h32
Por Bruno Bocchini Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Famusp) anunciou hoje (26) medidas para coibir abusos sexuais em seu campus. Entre elas, a proibição da comercialização de bebidas com álcool e a suspensão, por tempo indeterminado, de festas na faculdade. As regras foram definidas em reunião da congregação da faculdade, reunida extraordinariamente nesta quarta-feira.

Confira no Portal EBC: USP pretende cortar cerca de 1700 funcionários pelo programa de demissão voluntária

“O álcool está proibido por tempo indeterminado, inclusive para a recepção dos calouros no campus. O mesmo ocorre com as festas dentro da faculdade, que ficam suspensas até que se estabeleça um novo regramento para que elas possam ocorrer. O objetivo é garantir toda a segurança para os alunos nesses eventos”, diz trecho de nota distribuída pela faculdade.

Também foi aprovada a criação do Centro de Defesa dos Direitos Humanos, que dará assistência jurídica, psicológica e de saúde para alunos que se sentirem vítimas de qualquer tipo de violação. Haverá ainda uma ouvidoria. O centro promoverá debates e palestras em defesa da tolerância e do respeito à diversidade.

Segundo a faculdade, a grade curricular será alterada, abrindo mais espaço para disciplinas relacionadas aos direitos humanos. Ficou definida ainda a ampliação do sistema de vigilância eletrônica no campus.

“A defesa dos direitos humanos é prioridade dentro desta faculdade. Com essas medidas, estamos fortalecendo o acolhimento às vítimas e aumentando a segurança para nossos alunos. A determinação é de apurar todos os casos de abusos que venham a ser relatados. É meu compromisso priorizar o enfrentamento de casos de intolerância dentro da Faculdade de Medicina da USP”, disse em nota, o diretor da Faculdade de Medicina, José Otavio Costa Auler Junior.

Na última semana, após audiência no Ministério Público de São Paulo, o professor de clínica médica geral da Famusp, Mílton de Arruda Martins, que preside a comissão que averígua as denúncias de abusos sexuais – entre outros – na instituição, disse que um relatório com todas as ocorrências seria apresentado à congregação hoje. “A ideia é que a faculdade vai reconhecer a existência de todos os problemas, não vamos esconder nada”, disse o professor. O documento, no entanto, não foi divulgado à imprensa.

Em audiência pública no último dia 11, organizada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), vários estudantes apresentaram denúncias sobre trotes violentos, estupros, abusos sexuais, racismo e discriminação social em festas da Faculdade de Medicina da USP. A comissão recebeu, oficialmente, quatro denúncias.


Editor: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário