one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Arranha-céus no Centro de São Paulo

Imagem:

Compartilhar:

Justiça derruba liminar e prefeitura de São Paulo poderá aumentar IPTU

Criado em 27/11/14 10h50
Por Fernanda Cruz Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) considerou constitucional a lei que atualiza os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), defendida pela administração municipal. Essa lei foi suspensa desde dezembro do ano passado por uma liminar de autoria da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do PSDB.

Leia mais notícias:

Produtos ficaram 0,67% mais caros na saída das fábricas em outubro

Índice de Confiança do Comércio da FGV recua 1% em novembro

Um órgão especial do TJ, formado por 24 juízes, entendeu, por unanimidade, que não ocorreram os vícios alegados pelos autores e que não houve ofensa a princípios constitucionais referentes ao processo legislativo.

Com a decisão anunciada nesta quarta-feira (26), o aumento no imposto poderá entrar em vigor em 2015. A prefeitura informou que enviará um projeto de lei que perdoa pagamentos adicionais neste ano. Segundo a administração municipal, para o IPTU de 2015 será aplicado aumento máximo de 20% para  imóveis residenciais e 35% para imóveis comerciais ou industriais.

Segundo a prefeitura, os contribuintes residenciais, que somam 2,6 milhões, deve ser afetados por uma variação média de 3,5% no valor do IPTU entre 2014 e 2015. Já os contribuintes comerciais, num total de 517 mil, terão variação média de 25% no mesmo período.

A Fiesp informou que recorrerá da decisão junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Para a entidade, o aumento do IPTU viola os princípios da razoabilidade e da moralidade por ser superior ao crescimento da economia. 

Editor: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário