one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estátua da Justiça, da Praça dos Três Poderes, em Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Justiça promove mutirão de conciliação entre empresas e consumidores no Rio

Criado em 24/11/14 17h45
Por Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) realiza até sexta-feira (28) aproximadamente duas mil audiências de conciliação entre consumidores e empresas. O mutirão de conciliação objetiva promover a solução dos conflitos e retirá-los da lista de tramitação judicial. As ações alvo são aquelas movidas pelos clientes contra as empresas nos tribunais de pequenas causas. Segundo o TJRJ, em oitenta e cinco por cento dos casos, consumidores e empresas chegam a um acordo.

Confira no Portal EBC: Semana Nacional da Conciliação começa hoje em todo o país

As empresas de telefonia estão no topo das reclamações. A estimativa do TJ-RJ é que, somente hoje (24), devem ser analisados 400 processos contra apenas uma prestadora. Outras 20 companhias participam da Semana da Conciliação, incluindo operadoras de telefonia, bancos e empresas comerciais.

Conforme o coordenador do Centro de Mediação, juiz Flávio Citro, a conciliação ajuda a reduzir a quantidade de processos judiciais. Ele lembra cálculos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), informando que, até 2020, o quatitativo de processos que tramitam na justiça brasileira deve alcançar à marca de 114,5 milhões. Citro ressaltou que o acordo é benéfico para empresas e consumidores.

“A justiça ganha, pois temos despesas com administração dos processos, que são pagas pelo contribuinte. A empresa ganha, porque a conciliação reduz o tempo de duração do processo, diminuindo também o custo com advogado de defesa. E o consumidor ganha mais ainda, porque tem seu problema resolvido em tempo menor e, se for o caso, recebe indenização que compensa o desgaste”, explicou.

O marceneiro Gilbert Coutinho participou de uma audiência e conta que recorreu à Justiça porque recebeu cobranças indevidas de uma operadora de telefonia. Ele contratou um plano mais barato e foi cobrado por um mais caro. "Liguei e reclamei com a empresa, mas eles informaram que estavam certos. Então, tive de mover uma ação. Foi bom resolver na conciliação, porque acabou logo o transtorno para ambas as partes", acrescentou.

A 9ª Semana Nacional da Conciliação foi aberta hoje, em São Paulo pelo ministro Ricardo Lewandowisk, presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ.

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário