one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Monumento a Zumbi dos Palmares na Praça Onze, Rio de Janeiro (RJ)

Imagem:

Compartilhar:

Mês da Consciência Negra termina com distribuição de feijoada no Rio

Criado em 30/11/14 18h05
Por Akemi Nitahara Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

A festa de encerramento do Mês da Consciência Negra teve a distribuição gratuita de mais de 500 pratos de feijoada no Terreirão do Samba, no centro da cidade do Rio de Janeiro, que fica ao lado do Monumento Zumbi dos Palmares. Por volta de 14h30, já haviam sido distribuídos 500 pratos, mas a comida ainda estava sendo servida.

O evento Valeu Zumbi é uma promoção da RioTur e da Associação dos Barraqueiros do Terreirão do Samba. O produtor cultural Sérgio Lopes, um dos organizadores da festa, lembra que o ponto alto das comemorações ocorreu no dia 20 de novembro, mas outros eventos ocorreram durante todo o mês, culminando na primeira grande celebração da consciência negra no Terreirão do Samba.

Confira mais notícias no Portal EBC

“Não se fazia evento aqui no Terreirão do Samba com relação a essa parte da cultura da gente e esse ano foi feito. A Riotur, junto com a Associação dos Barraqueiros, teve essa sensibilidade. Para nós já é um sucesso, esse é o primeiro grande evento com relação à consciência negra aqui nesse espaço popular, na frente do Monumento a Zumbi, nada é por coincidência, é mais um motivo para a gente homenagear Zumbi, o verdadeiro herói brasileiro”.

Moradora de Santa Teresa, no centro do Rio, a operadora de telemarketing Ariana Felipe, diz que comparece a todos os eventos no Terreirão e considera importante as atividades para homenagear Zumbi e envolver a população.

“Está muito bom, tinha de ter sempre. Eu acho muito importante, porque a gente precisa de atividades para a comunidade, essa parte do centro é muito carente de atividades. Muita gente não sabe que o evento é da consciência negra, mas eu acompanhei tudo na internet, acho muito importante, é um direito nosso. É bom lutar não só por isso, mas por todos os nossos direitos, como escola, estudo, tem que lutar mesmo, é um resgate da nossa cultura e da nossa história”.

O evento Valeu Zumbi teve shows gratuitos durante o fim de semana e reuniu cerca de 1.500 pessoas na sexta-feira (28) e mil no sábado (29). Neste domingo (30), a festa vai até 19h, com cama elástica para as crianças, apresentação da Velha Guarda da Vila Isabel, roda de samba com Marquinhos de Oswaldo Cruz, Tia Surica, Noca da Portela e Luiza Dionísio e o encerramento com a bateria da Estação Primeira de Mangueira.

Editor: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário