one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Márcio Thomaz Bastos

Imagem:

Compartilhar:

Ministros do STF lamentam a morte de Márcio Thomaz Bastos 

Criado em 20/11/14 17h34 e atualizado em 20/11/14 17h54
Por Luciano Nascimento Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Melo, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Luiz Fux e Gilmar Mendes lamentaram a morte de Márcio Thomaz Bastos, ocorrida no início da manhã de hoje (20), em São Paulo.

Confira no Portal EBC: Corpo de Thomaz Bastos será velado até sexta-feira

Fux foi o primeiro a se manifestar sobre a morte do advogado criminalista e ex-ministro da Justiça, entre 2003 e 2007, durante o governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por meio de nota, Fux disse que Márcio Thomaz Bastos se destacou na vida pública e privada pela sua competência singular, "tendo intermediado com extrema sabedoria e felicidade conflitos na arena jurídica sem perder a sua grande característica de ser combativo defensor de seus constituintes. A sua figura representa uma perda irreparável para a democracia brasileira", disse.

O ministro Luís Roberto Barroso destacou que a morte do ex-ministro causou muita tristeza na comunidade jurídica em geral. "Márcio era um advogado do primeiro time, e era uma pessoa extremamente fidalga e bem quista, e, sobretudo, eu acho que ele foi um notável ministro da Justiça". 

Entre as contribuições de Bastos para a melhoria da Justiça no país estão a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 45 (que trata da reforma do Judiciário) e a formação do Conselho Nacional de Justiça. Criou ainda a Secretaria de Reforma do Judiciário e foi responsável pela reformulação da Polícia Federal. "Ele pessoalmente se empenhou e com muita habilidade conseguiu por mais de dez anos que fosse finalmente criado o Conselho Nacional de Justiça e fosse dada a autonomia administrativa à Defensoria Pública e o instituto da repercussão geral no STF", completou Barroso.

Avaliação similar foi feita pelo ministro Gilmar Mendes, que destacou que Márcio Thomaz Bastos atuou em processos de grande repercussão, como a Ação Penal 470, o mensalão. "Ele atuou em todo esses processos importantes, e acho que deu um contributo no sentido da defesa das garantias processuais penais, que são básicas para a garantia do Estado de Direito, na Ordem dos Advogados do Brasil, de todo o seu trabalho em torno da reforma do Judiciário. Tudo isso deve ser destacado e relembrado", disse o ministro.

Para o ministro Marco Aurélio, a advocacia perdeu um líder e um dos maiores criminalistas do Brasil. "Um exemplo de advogado, e nós teremos que reverenciá-lo como um homem dedicado à defesa, um homem que sempre atuou com denodo, mas sem perder a urbanidade, ou seja, é um dia triste para o Judiciário como um todo", lamentou. 

O ministro Dias Toffoli, que preside o Tribunal Superior Eleitoral, também lamentou a morte do advogado e ex-ministro, que classificou como "um dos maiores advogados de toda a história do Brasil".

Em seu twitter, o ex-presidente do STF Joaquim Barbosa manifestou seu pesar pela morte de Bastos. "Ele foi um exemplar ministro da Justiça do Brasil e um defensor criminal de primeira linha", escreveu.

Márcio Thomaz Bastos morreu ao 79 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratamento de descompensação de fibrose pulmonar, de acordo com boletim médico do hospital do dia 18. 

Natural de Cruzeiro, no interior paulista, Bastos formou-se em direito pela Universidade de São Paulo (USP), em 1958, tendo atuado no ramo do direito criminal. O ex-ministro foi vereador pelo Partido Social Progressista (PSP) na sua cidade natal de 1964 a 1969. Foi representante das entidades de classe dos advogados, presidindo a seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entre 1983 e 1985.

Editor: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário