one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Márcio Thomaz Bastos

Imagem:

Compartilhar:

Morre ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos

Criado em 20/11/14 10h30 e atualizado em 20/11/14 11h55
Por Portal EBC*

Imagem - Ex-ministro Márcio Thomaz Bastos deixa defesa de Carlos Cachoeira
Ex-ministro Márcio Thomaz Bastos deixa defesa de Carlos Cachoeira (Antonio Cruz - Agência Brasil)

Morreu no início da manhã desta quinta-feira (20), aos 79 anos, o advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratamento de descompensação de fibrose pulmonar desde o dia 13 de novembro. Segundo nota de falecimento do hospital, o óbito se deu em decorrência de complicações pulmonares. O advogado criminalista foi ministro da Justiça do Brasil durante o primeiro mandato de Luís Inácio Lula da Silva e durante três meses do segundo, entre 2003 e 2007.

Leia mais notícias: 

Políticas afirmativas ampliaram acesso ao trabalho, mas racismo permanece

Entre ações dele quando esteve à frente da pasta, destacam-se a aprovação do Estatuto do Desarmamento, em 2003; e a aprovação da Emenda Constitucional n° 45, conhecida como a Reforma do Poder Judiciário, em 2004.

Seu escritório, com sede em São Paulo, tem clientes frequentemente noticiados pela imprensa, como Roger Abdelmassih, Thor Batista e Carlinhos Cachoeira.

Natural de Cruzeiro, no interior paulista, Bastos formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) em 1958, tendo atuado no ramo do direito criminal. O ex-ministro foi vereador pelo Partido Social Progressista (PSP) na sua cidade natal de 1964 a 1969. Foi representante das entidades de classe dos advogados, presidindo a seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entre 1983 e 1985.

Bastos atuou durante os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, como presidente do Conselho Federal da OAB. Em 1990, após derrota de Lula nas eleições presidenciais, aproximou-se do Partido dos Trabalhadores (PT). Ele também foi um dos redatores do pedido de impeachment do então presidente Fernando Collor (1990-1992). Em 1996, fundou o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), que é uma organização da sociedade civil.

As informações sobre a trajetória de Bastos constam no site do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, da Fundação Getulio Vargas (FGV).

*Com informações da Repórter Camila Maciel da Agência Brasil 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário