one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cerca de 15 mil sem-terra de todo o país participam da abertura do 6º Congresso Nacional do MST (10/02/2014 - Brasília)

Imagem:

Compartilhar:

MST diz que não vai deixar fazenda de senador e pede que área vire assentamento

Criado em 24/11/14 21h56
Por Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) informou hoje (24) que as famílias que ocupam,  desde o fim de agosto, parte de uma fazenda do grupo Agropecuária Santa Mônica, localizada em Corumbá de Goiás (GO), não deixarão o imóvel e solicitaram ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que a área se torne um assentamento. A fazenda pertence ao senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).

“Isso [a desocupação] não está em pauta. A nossa tarefa é consolidar e reivindicar o assentamento. Queremos agora discutir com o governo para que faça uma avaliação e uma vistoria nas áreas para poder fazer um assentamento para as famílias [...] As formas de adquir o imóvel são as mais diversas. Pode ser por arrecadação, por desapropriação ou por aquisição”, disse à Agência Brasil José Valdir Misnerovicz, da coordenação do MST em Goiás.

Na última sexta-feira (24), o desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás Marcus da Costa suspendeu liminar que determinava a desocupação da fazenda. A reintegração de posse estava prevista para esta segunda-feira. Na decisão, o juiz avaliou que “dentro da realidade que agora se apresenta, vejo que se deve buscar o caminho que represente menor mal ou de menores consequências”.

Segundo o representante do MST, cerca de de 3 mil famílias ocupam a fazenda. “Solicitamos ao Incra para que as terras se tornem assentamento. Para isso é preciso, antes de tudo, fazer um inventário da área. A outra possibilidade é insistir no processo de negociação para compra das áreas. Esperamos que, com essa decisão da Justiça, possamos ter tempo para esse procedimento”, disse.

As negociações entre o governo e o MST estão sendo feitos pelo Ouvidor Agrário Nacional, Gercino José da Silva Filho, ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Segundo ele, não há a possibilidade de o imóvel se tornar um assentamento.

“Primeiro, o imóvel não pode ser desapropiado para o assentamento porque se encontra ocupado, o que a lei não permite. E o Incra não pode comprar o imóvel porque o senador Eunício Oliveira, consultado pelo próprio ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, disse que não tinha interesse em vendê-lo”, informou Gercino Filho.

O ouvidor disse ainda que o Incra tenta comprar imóveis na região e está estudando a possibilidade de outras áreas da fazenda serem desapropriadas. “Se não encontrarmos alternativas, os trabalhadores terão que deixar o imóvel e ir para uma área de acampamento ou para outra área que o Incra tenha posse. Nós estamos com a esperança deles desocuparem pacificamente e não precisar da força policial”, afirmou.

Procurada, a assessoria do senador informou que Eunício Oliveira não está comentado o caso. A Agência Brasil não conseguiu contatar a Agropecuária Santa Mônica.

 

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário