one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estado mais populoso do país, São Paulo, tem 44,03 milhões de habitantes

Imagem:

Compartilhar:

Oferta de emprego no comércio paulistano aumenta 0,8% em outubro

Criado em 27/11/14 13h36
Por Marli Moreira Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

O nível de emprego no comércio varejista da região metropolitana de São Paulo aumentou 0,8% em outubro, com a criação de 2.416 vagas. No entanto, comparado ao mesmo mês do ano passado, houve recuo de 30,8% no saldo entre as contratações e demissões. O número de trabalhadores no setor com carteira assinada atingiu 1,022 milhão de pessoas.

Leia também no Portal EBC:

Total de 48% dos consumidores vão comprar presentes de Natal a prazo

Consumidor pretende comprar pelo menos um presente neste Natal, aponta pesquisa

As informações são da pesquisa mensal da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) elaborada com base em dados coletados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O levantamento indica que enquanto foram demitidos 49.628 empregados – 6,5% acima do registrado em setembro – outros 52.044 ingressaram no setor, o que significa aumento de 6,6% nas contratações. No acumulado de janeiro a outubro, o saldo de empregos ficou em 2.315.

Entre as empresas que mais efetuaram cortes em outubro estão as concessionárias de veículos com queda de 6,8% e as lojas de vestuário, tecidos e calçados (-3%). No acumulado do ano, as concessionárias demitiram 5,5% de seu quadro e nas lojas de vestuários, tecidos e calçados a variação foi negativa em 1,4%.

Em sentido oposto, os supermercados e as farmácias e perfumarias ampliaram as contratações em 3,6% e 3,8%, respectivamente, em relação a outubro de 2013. Por meio de nota técnica, a FecomercioSP informou que há uma percepção de receio tanto por parte dos empresários quanto do consumidor em relação aos rumos da economia. “A inflação persistente também interfere no poder de compra das famílias, refletindo na desaceleração da economia e dos investimentos e na deterioração da geração formal de emprego em todos os setores de atividades econômicas”, salienta a nota.

Ainda de acordo com a entidade, deve ocorrer um aquecimento do mercado com a proximidade das festas de fim de ano e a entrada do 13º salário, porém, em nível menor do que no ano passado.

A pesquisa, que é feita desde 2008, analisa o nível de emprego do setor em dez ramos de atividade, por meio de dados primários do Caged.

Editora: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário