one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


MTST ocupa terreno em São Gonçalo, no Rio de Janeiro

Imagem:

Compartilhar:

Prefeitura e famílias de ocupação no RJ discutem moradia populares

Criado em 05/11/14 17h28
Por Isabela Vieira Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A prefeitura de São Gonçalo e representantes das famílias da Ocupação Zumbi dos Palmares criaram hoje (5) uma comissão para discutir a construção de habitações populares no  município, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Pela manhã, centenas de manifestantes deixaram o terreno abandonado onde estão acampados desde sexta-feira (31), seguindo até a sede do governo municipal para a primeira reunião da comissão.

Conforme Vitor Guimarães, representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que organiza a ocupação, a prefeitura prometeu buscar informações sobre o terreno ocupado pelas famílias. “Pedimos a desapropriação legal, mas, se as dívidas forem altas, a prefeitura pode tomar outras medidas, entre elas negociar outro terreno para as casas”, disse.

Veja também pelo Portal EBC:

Trabalhadores sem teto são recebidos pela prefeitura de São Gonçalo

Após incêndio em ocupação no Rio, sem-teto pedem casas populares

Com aproximadamente 60 metros quadrados e mais de mil pessoas, o imóvel da Ocupação Zumbi dos Palmare pertence à empresa G Bastos Comércio e Indústria de Embalagens Plásticas LTDA que, de acordo com o movimento, tem dívidas fiscais com a prefeitura.

A secretária de Habitação de São Gonçalo, Evangelina Andrade, informou que o município buscará informações precisas sobre o terreno. Entretanto, ela não se comprometeu com a reversão da área. “Com as informações que temos hoje, não há como falar em desapropriação ou indicar outro terreno. Temos uma demanda aprovada de 12 mil habitações [para construção pelo Programa Minha Casa, Minha Vida]. É mais uma opção para as famílias”, comentou.

Com base na experiência do MTST, em Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, a Ocupação Zumbi dos Palmares quer erguer moradias por meio do Minha Casa, Minha Vida, que concede financiamento para organizações da sociedade. Em São Paulo, no conjunto João Cândido, o movimento construiu 1.089 unidades, distribuíds por 16 prédios.

“Conseguimos fazer o maior apartamento para a faixa de renda mais baixa do Minha Casa, Minha Vida. Conseguimos construir um imóvel de 63 metros quadrados e três dormitórios com os mesmos recursos que empreiteiras utilizam para apartamentos de 39 metros quadrados”, destacou Guilherme Boulos, da coordenação nacional do MTST. “A experiência mostrou que a mobilização dá resultados”, assinalou.

Das reivindicações encaminhadas à prefeitura para beneficiar a ocupação, o MTST cobra rapidez no fornecimento de água, ligações de energia elétrica e banheiros químicos. Técnicos da prefeitura informaram que os serviços são atribuições das concessionárias e não podem intervir. Sobre os banheiros, alegaram falta de verba e necessidade de licitação pública.

A prefeitura e a comissão criada hoje voltam a se reunir na próxima semana, provavelmente com a presença de representante da Secretaria-geral da Presidência da República.

São Gonçalo é o segundo município mais populoso do estado. Com a valorização imobiliária na região, os moradores reclamam do preço do aluguel. De acordo com o MTST, muitos moram de favor ou em áreas de risco. Segundo a prefeitura, o déficit habitacional chega a 20 mil pessoas.

A Agência Brasil tentou, mas não conseguiu localizar o proprietário do terreno abandonado.

Editor: Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário