one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fundação Grupo Aquarela Bogotá apoia cinco instituições que atendem a cerca de 200 pessoas de baixa renda e/ou portadores de câncer

Imagem:

Compartilhar:

Região Norte tem menos de 3% de entidades sem fins lucrativos, segundo IBGE

Criado em 26/11/14 11h06 e atualizado em 26/11/14 11h07
Por Vinicius Lisboa Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Menos de 3% das entidades de assistência social sem fins lucrativos ativas do país atuam na Região Norte, divulgou hoje (26) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, na Pesquisa de Entidades de Assistência Social (Peas) 2013. Das 14.791 organizações contabilizadas, só 423 (2,9%) exercem alguma atividade nos seis estados do Norte, enquanto 7.685 (52%) estão no Sudeste.

O Sul é a segunda região do país com mais organizações em atividade: são 3.681 entidades, o que equivale a 24,9% do total. O Nordeste vem em seguida, com 1.967 (13,3%) e o Centro-Oeste tem 1.035 (7%) das entidades sem fins lucrativos.

Leia também:

Famílias são público-alvo de entidades sem fins lucrativos, diz IBGE

O Pará foi o único estado da Região Norte a ter entidades nas oito áreas de atuação conferidas pela pesquisa: assistência social, educação, saúde, religião, habilitação/reabilitação, direitos humanos, cultura e esporte.

O Acre foi o único, além do Pará, que contava com entidades na área de saúde, entretanto não havia nenhuma que atuasse na habilitação/reabilitação. O Tocantins, por outro lado, tinha apenas entidades de habilitação/reabilitação, além das que se dedicavam à assistência social, registradas em todos os estados. O Amazonas não contava com organizações atuantes nas áreas de educação, saúde, religião e direitos humanos; em Rondônia havia apenas assistência social, cultura e esporte; o Amapá contava apenas com entidade religiosa; e Roraima tinha assistência em habilitação/reabilitação e direitos humanos.

No Norte do país, 8% das entidades têm como público-alvo os povos de comunidades tradicionais - abaixo da média nacional, de 8,3%. No Sudeste, essa porcentagem chega a 35,3%.

Edição: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário