one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Reportagem da TV Brasil ganha Prêmio Imprensa Embratel/Claro

Criado em 26/11/14 22h11 e atualizado em 26/11/14 22h46
Por Da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A reportagem Terra da Poesia, do programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, foi a vencedora do Prêmio Imprensa Embratel/Claro, na categoria Reportagem Cultural. O programa foi selecionado entre 1.555 reportagens nacionais que se inscreveram em todas as categorias da premiação.

A repórter Carina Dourado e outros integrantes da equipe do Caminhos da Reportagem mostram o Vale do Pajeú, no sertão de Pernambuco, onde a seca e o sofrimento, mas também a alegria e a riqueza cultural da região se transformam em rimas e métricas.

O programa foi a São José do Egito, considerado o berço da poesia local, além de Tabira, onde os poetas se reúnem embaixo de um pé de umbu para trocar poemas e incentivar uns aos outros. A reportagem seguiu até Carnaíba, onde a poesia não sai por meio das palavras, mas pela melodia dos instrumentos musicais e onde, em cada esquina, há um maestro.

“A ideia do programa era justamente tentar entender o porquê daquela região ser um lugar de tanta valorização da poesia, que parece perder espaço na cultura brasileira. Lá é o contrário. A tradição tem mais de um século, é ensinada na escola, os homens têm prazer de fazer poesia. E não é qualquer poesia, é uma poesia com métrica, com rima”, disse Carina Dourado.

Um dos motivos encontrados foi a valorização da cultura local. “É difícil explicar o motivo dessa permanência, mas a gente chegou à conclusão que se trata da valorização de algo regional, de algo que é deles. Está relacionada ao fato de assumir aquela identidade e valorizar a própria cultura”, destaca Carina.

Além de Carina, a equipe da reportagem vencedora é integrada por Marieta Cazarré e Paulo Eduardo Barbosa (editores de texto), Fábio Lima (edição de imagens e finalização), Débora Brito e Beatriz Abreu (produção), Osvaldo Alves (repórter cinematográfico), Lion Arthur (auxiliar técnico), Dinho Rodrigues, Antonio Trindade e Carlos Almeida Aguiar (arte).

A reportagem aprofundada pelo Caminhos da Reportagem já havia sido premiada em outra edição do Prêmio Imprensa Embratel/Claro. Os prêmios Vladimir de Anistia e Direitos Humanos, Anamatra de Direitos Humanos, Prêmio Abdias Nascimento, entre outros.

A cerimônia de entrega da premiação desta edição do Prêmio Imprensa Embratel/Claro será no Rio de Janeiro, no dia 9 de dezembro. A reportagem pode ser conferida na Internet.
 

Editor Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário