one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nos dois primeiros meses deste ano, foram notificados 87.136 casos de dengue no país

Imagem:

Compartilhar:

Rio tem 82% dos municípios em situação satisfatória no combate à Dengue

Criado em 21/11/14 19h01
Por Da Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

O estado do Rio tem 82% dos municípios em condições satisfatória na luta contra a dengue e nenhum em situação de risco. A informação foi divulgada hoje (21) pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, por meio de um balanço com o resultado do Levantamento do Índice Rápido do aedes aegypti (LIRAa). Segundo a secretaria, nos últimos três anos o Rio reagiu contra a doença. Entre 2011 e 2014, o número de municípios em estágio de alerta de infestação caiu cerca de 20%.

A secretaria informou que o controle das larvas nos imóveis melhorou neste ano. Dos 78 municípios avaliados, 80% tiveram índice de infestação abaixo de 1%, número considerado satisfatório. A análise foi realizada com base no LIRAa de outubro, período estratégico para avaliar o possível impacto da infestação do aedes aegypti durante o verão.

De acordo com o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da secretaria, Alexandre Chieppe, a redução nos números do LIRAa está relacionada à adesão das prefeituras e da população à campanha 10 Minutos Contra a Dengue, criada em parceria com a Fiocruz, em 2011. Chieppe explicou, em nota divulgada pela secretaria, que a população está mais consciente e hoje sabe que a melhor forma de se proteger do mosquito é evitar que ele se desenvolva, eliminando os criadouros dentro dos domicílios.

A campanha 10 Minutos Contra Dengue é uma ação de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito e o objetivo é estimular a população a investir dez minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

Além das campanhas de luta contra a dengue, a Vigilância Epidemiológica já iniciou as ações para enfrentar a entrada do vírus chikungunya no estado. A Comissão Intergestores Bipartite (CIB), formada por representantes dos municípios e da secretaria, aprovou a incorporação das ações de controle e prevenção do chikungunya ao plano de combate à dengue. A secretaria informou que o resultado já foi encaminhado ao Ministério da Saúde para homologação e os municípios têm até o dia 30 de novembro para adequar o plano de contingência e controle das duas doenças.

A secretaria vai realizar um treinamento itinerante para capacitação sobre diagnóstico e tratamento de pacientes com a febre chikungunya e o curso circulará por todas as regiões fluminenses para fazer o treinamento de multiplicadores diretamente nos municípios. De janeiro a outubro, seis casos da doença foram confirmados no estado e diagnosticados em pessoas com registro de viagem internacional recente para países onde ocorre a transmissão, não tendo sido contaminadas no Brasil.

Editor Jorge Wamburg

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário