one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, anunciaram, nesta terça-feira (29), a introdução da vacina contra hepatite A no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Imagem:

Compartilhar:

Saúde do Rio disponibiliza 1,5 mil postos para vacinação contra pólio e sarampo

Criado em 28/11/14 19h40 e atualizado em 28/11/14 20h00
Por Da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A Secretaria de Saúde do estado do Rio de Janeiro (SES) anunciou hoje (28) que aproximadamente 1,5 mil postos de vacinação contra sarampo e poliomielite estarão à disposição da população fluminense amanhã (29), considerado o dia D da campanha nacional, prorrogada pelo Ministério da Saúde até 12 de dezembro. Para atingir a meta de imunizar 95% do público-alvo, os postos funcionarão das 8h às 17h.

De acordo com a SES, vacinação, iniciada no último dia 8, já imunizou 58,76% contra poliomielite, causadora da paralisia infantil, e 45,7% contra sarampo. A vacina da poliomielite é indicada para crianças entre seis meses e quatro anos e não tem contraindicação. Entretanto, crianças com problemas imunológicos ou que passaram por transplante de medula óssea devem ser encaminhadas para vacinação nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

A vacina contra sarampo é recomendada para crianças de um a quatro anos. As que apresentam alergia ou intolerância a componentes do leite são avaliadas pelos agentes de saúde e cadastradas para futura vacinação em hospitais ou no CRIE.   

Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde, Alexandre Chieppe lembrou a importância da ampliação da cobertura da vacina para proteger a população contra as duas doenças. "A poliomielite está erradicada no Brasil, mas isso não torna menos importante a imunização. Em alguns países que não tiveram o mesmo cuidado, foram registrados novos casos de paralisia infantil depois de décadas.  O mesmo ocorre com o sarampo, que voltou a ser notificado em algumas regiões do país. É importante manter a vigilância e as crianças imunizadas. A vacinação continua sendo a melhor forma de prevenção", salientou.

A lista de postos de vacinação da capital fluminense está disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde ou no telefone 1746.

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário