one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sistema Cantareira

Imagem:

Compartilhar:

Secretário de Recursos Hídricos defende reúso de água

Criado em 12/11/14 18h45
Por Flávia Albuquerque Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), na Câmara Municipal de São Paulo, o secretário de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Mauro Arce, defendeu a utilização da água de reúso para a recuperação dos reservatórios do estado e disse que há dois projetos nessa área.

Leia mais notícias sobre a crise hídrica

Chuva é prevista para região do Cantareira

Segundo ele, esse é uma das maneiras mais rápidas para melhorar a situação dos mananciais e um processo que já vem sendo usado no mundo inteiro. “Um dos projetos é no Rio Pinheiros. Vamos construir um coletor e uma estação de tratamento para que essa água seja despejada no [Sistema] Guarapiranga. O outro retiramos de Barueri e levamos para Cotia para tratar e assim aumentamos a disponibilidade de água para uso humano”.

Arce evitou falar sobre a gravação que vazou e na qual a presidenta da Sabesp, Dilma Pena, disse que teve ordens superiores para não alertar a população sobre a possibilidade de falta de água no estado. Ele argumentou que Dilma Pena entregou aos membros da CPI uma carta na qual esclarece a questão.

“Prefiro não falar sobre isso porque o que vale é a posição dela [Dilma Pena], que está na carta que foi encaminhada para a CPI. Ela informa que não existiu essa ordem. Vale para nós essa posição e os documentos anexos à carta”.

Arce reforçou ainda que a redução da pressão de água para certos locais da cidade é uma providência necessária para reduzir as perdas por conta de vazamentos e não representa racionamento. “Essa medida está sendo usada desde 2008 e é feita em todo o mundo”.

O secretário disse também que o governo tem expectativas de resolver rapidamente a outorga para começar a fazer as obras de transposição do Sistema Paraíba do Sul para o Cantareira. "As coisas estão muito bem encaminhadas para que tenhamos essa outorga. É um assunto que está em andamento e que em breve teremos solução para começar essa obra".

Arce destacou ainda as medidas tomadas pelo governo estadual para diminuir o consumo e garantir o abastecimento de água em São Paulo, como o aumento de bônus para quem aderir à economia. Além disso, Arce afirmou que o governo já está pronto para começar a extrair a segunda parte da reserva técnica. “Devemos começar a usá-la na semana que vem, porque acredito que a água da primeira parte acaba até o sábado”.

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário