one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Seminário sobre pobreza debate da importância do trabalho

Criado em 19/11/14 21h32 e atualizado em 19/11/14 21h55
Por Michèlle Canes Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

No segundo dia de diálogos do Seminário Internacional WWP – Um Mundo sem Pobreza, especialistas brasileiros e estrangeiros debateram não só como acabar com a pobreza, mas também as ações que devem ser adotadas para a população que sai da situação de pobreza.

Um dos pontos abordados foi a importância do trabalho. A diretora do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo, disse que essa é uma das vias fundamentais para superar a pobreza, e lembrou a experiência vivida pelo Brasil com os programas de transferência de renda e melhorias no mercado de trabalho. Para ela, a experiência é significativa, e precisa ser aprofundada.

“A OIT insiste que não é qualquer trabalho que tem essa capacidade de superação da pobreza, mas tem que ser um trabalho decente, associado a direitos, proteção social, a níveis adequados de remuneração, qualificação, jornada de trabalho, igualdade de oportunidades e eliminação da discriminação. Então, eu acho que o caminho é aprofundar esse processo iniciado no Brasil, com resultados positivos evidentes”, disse ela.

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Marcelo Neri, lembrou que o Brasil convive com o problema da escassez de mão de obra, e disse que a agenda voltada para o tema deve pensar em melhorias. “Melhoria da qualidade do emprego, por meio de melhores postos de trabalho, trabalhadores mais qualificados - seja com educação regular, educação técnica, seja experiência de trabalho. O Brasil melhorou muito nos últimos anos, mas precisa avançar menos na quantidade e mais na qualidade, isso vai se refletir em maiores salários e maior formalidade, que já está acontecendo, mas precisa ser redobrada”.

Além da questão trabalhista, o ministro destacou a importância do Programa Bolsa Família para os índices alcançados pelo Brasil, com relação à pobreza. “O Bolsa Família é exemplar, porque é uma ação integrada. Ele não é só uma ação de assistência, de dar renda; é uma ação de inclusão produtiva, de provisão de serviços públicos, e até, eventualmente, de acesso a mercados decente”, disse Neri, e acrescentou que o programa possibilita agregar outras ações, permitindo a integração com políticas públicas.

Representantes de diferentes países participaram do evento, que é promovido pela Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza – World Without Poverty (WWP), parceria do governo brasileiro com o Banco Mundial (Bird) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (Pnud). Para a diretora da OIT, o seminário tem um importante papel na troca de experiências entre os participantes, e lembra que o Brasil tem sido destaque como exemplo de boas práticas adotadas.

“A politica brasileira de combate à pobreza, erradicação do trabalho infantil e formalização do emprego é hoje referência internacional. A gente sabe que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) recebe permanentemente delegações de muitos países querendo conhecer a experiência do Bolsa Família e do Brasil sem Miséria”.

Laís Abramo destacou também as agendas da qual o país faz parte para a troca de experiências. Ela disse que apesar das conquistas feitas pelo país, mesmo em um período de crise internacional, é preciso investir no crescimento. “Os indicadores continuam sendo muito positivos, mas, evidentemente, o desafio da retomada do crescimento é um desafio importante”.

No encerramento do evento, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, também falou sobre a importância do Programa Bolsa Família na luta contra a pobreza. Ela lembrou como o projeto foi abordado pelos participantes estrangeiros do seminário. “Todos apontaram fragilidades, desafios, apontaram questões onde temos que avançar, mas reconheceram esta questão que para nós é fundamental: o esforço que o Brasil tem feito para construir de fato um país mais inclusivo e superar a pobreza”.

A ministra disse que durante os dois dias de debate os participantes levantaram questões como o fato de que o combate à pobreza não deve ser feito apenas com investimento no crescimento e na renda, mas também com ações e direitos. “Queremos levar direitos a estes cidadãos e garantir que a população tenha acesso. Estamos falando da construção  de uma sociedade de direitos, e isto é fundamental. Isto envolve o outro lado da  questão: nós queremos levar oportunidade, no sentido de melhorar a inclusão dos milhões de brasileiros que trabalham e querem melhorar de vida”.

 

 

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário